Com o objetivo de apresentar as riquezas naturais e atrativos culturais de Itaocaia para a comunidade local e para os turistas, o evento, que acontece a cada dois meses em Itaocaia Valley, em Itaipuaçu, leva atrações para toda família e se encarrega de transmitir conhecimento sobre o bairro e os estabelecimentos comerciais que atuam no Circuito Rural. História, artesanato, gastronomia típica e música fazem parte do evento.
Ao todo, mais de 15 artistas locais se apresentam nos estabelecimentos participantes espalhados pelo bairro. Uma das principais atrações do evento é a Fazenda Itaocaia, que conta com visitação às suas dependências, e abriga a exposição permanente “Caminhos de Darwin”.
Em 1832, o naturalista britânico Charles Darwin se hospedou no local quando pesquisou a fauna e flora da região para incluir no livro “A Origem das Espécies”, que projetou o cientista internacionalmente.
O Curta Itaocaia compõe a estratégia do Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável, conhecido como Maricá 2030, criado em 2018 pela Prefeitura de Maricá para oferecer um trabalho de estruturação turística, o que permitiu a criação de novos roteiros e circuitos. Esse trabalho é desenvolvido por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), em conjunto com a Secretaria de Turismo e a Secretaria de Promoção e Projetos Especiais que elaborou o projeto Vem Viver Maricá.