Ballet aéreo da Cia Base apresentou espetáculo no jardim à beira mar. Música ao vivo, corte de cabelo e infraestrutura de uso gratuito na praia também integraram a programação de verão
As bailarinas suspensas por um guindaste impressionaram quem visitou o jardim da Casa Darcy Ribeiro para assistir apresentações artísticas, curtir música ao vivo e tomar um café especial com a vizinhança neste domingo (23/02). A programação de alto nível fechou com chave de ouro o fim de semana que contou com uma noite de sábado encantadora ao som gênio da música brasileira, João Bosco.

O destaque do domingo ficou por conta da apresentação da Cia Base, que realizou impressionantes coreografias suspensas a 20 metros de altura, utilizando um guindaste para segurar as três bailarinas. Giovana Lima, Mônica Lisboa e Débora Goldzveig protagonizaram performances emocionantes, que impressionaram pela técnica e beleza. O grupo é a principal companhia de dança vertical em prédios e balões da América Latina.
As artistas da Cia Base falaram sobre a experiência de se apresentar no Museu Casa Darcy Ribeiro. “Hoje fizemos performances com guindaste, mas também fazemos com balão e em prédios. Adoramos nos apresentar aqui com esse visual esplendoroso, porque a gente está acostumado com paredes e ambientes um pouco mais urbanos. E aqui ficamos de frente para o mar, flutuando, o que nos fez até ‘viajar’. É muito bom sentir o público que veio aqui ver a gente e também aproveitar a música ao vivo. É bem gratificante”, comentou a bailarina Giovana Lima, que já realiza a performance de corpos suspensos há 10 anos na companhia que existe há mais de 18.

Diversidade atrativa
Além da dança, o público presente pôde curtir o som do grupo Baião do Biguá, que animou o jardim do museu com muito MPB e forró. O evento também contou com um café especial, oferecido aos visitantes e a vizinhança da Casa de Darcy Ribeiro, o projeto “O museu no meu quintal”.
Leonardo Brum, educador no Museu Casa Darcy Ribeiro, explicou que “O museu no meu quintal” faz parte do programa de integração com a cidade e acontece todo último domingo do mês, desde a inauguração do espaço. “Estamos na 9ª edição e ele procura ser um quintal aberto para a vizinhança. Um espaço não só de lazer, mas de acolhimento e de comunicação com o público”, afirmou.




Pesquisadora e moradora de Cordeirinho, Carla Regina Grandini, elogiou a programação do museu e destacou a diversidade de atrações. “Cada vez eles me surpreendem mais com as novidades para todos os públicos. Tenho me identificado muito com as atividades. As programações do museu trazem diversão para o meu final de semana e eu estou sempre chamando as minhas amigas e a família”, declarou.
Parcerias de sucesso
O domingo de sol no Museu Casa Darcy Ribeiro também contou com a participação do programa Maricá + Verde, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que realizou a distribuição de 100 mudas de árvores nativas, como ipê rosa, amarelo e roxo; ipê amarelo de jardim; pata-de-vaca; algodão-da-praia; aroeira; urucum; jasmim e pitanga. Os agentes da secretaria também ofereceram orientação sobre as plantas e como plantá-las.
Para quem quisesse renovar o visual, a Barbearia Giordano também marcou presença no domingo, oferecendo cortes de cabelo aos visitantes. O espaço cultural ainda disponibilizou cadeiras, guarda-sóis, piscinas e chuveirão de uso gratuito, além de água potável em copos ecológicos.
O Museu Casa Darcy Ribeiro é um espaço cultural que oferece uma programação variada e de qualidade para todos os públicos, com o objetivo de promover a cultura, o lazer e a integração com a comunidade. O espaço é uma realização da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) em parceria com a Prefeitura de Maricá, e tem a gestão do Circo Crescer e Viver.