Em encontro com Sebrae na COP-28, Mumbuca Verde é apontada como exemplo para municípios e empresas

Num espaço que conecta investidores de todo o mundo na COP-28, em Dubai, o Sebrae e a cidade de Maricá dialogaram sobre possíveis ações para levar adiante o mercado de investimentos na conservação da natureza. A Plataforma Mumbuca Verde foi apontada como referência para esse mercado. Segundo André Luiz Schelini, diretor técnico do Sebrae em Mato Grosso, a plataforma “é um exemplo desses projetos com os quais estamos dialogando e queremos levar para outros municípios”.

A ferramenta inovadora permite investir na conservação da natureza e receber contrapartidas em troca. A plataforma está sendo apresentada na COP-28 pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), responsável por sua criação, em parceria com a Govtech Tesouro Verde, pertencente à greentech BMV Global.

Sebrae, Codemar e a BMV estiveram presentes no Hub de Negócios, que conecta empresas, governos e sociedade civil de todo o mundo.

Com a Mumbuca Verde, os recursos investidos na compra de títulos ambientais vão para projetos de conservação de nascentes d’água, florestas, matas nativas, etc. Tudo é auditado, registrado na Bolsa brasileira e protegido pela tecnologia blockchain, que evita fraudes nas operações.

Simples e eficiente

“É um modelo muito simples do ponto de vista da implementação, mas que ao mesmo tempo é uma grande alternativa aos títulos de carbono”, afirmou o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda.

Ele ressaltou que a plataforma segue a lógica das prioridades dos países em desenvolvimento, “que precisam entrar nesse mercado de redução do efeito estufa defendendo suas florestas e seus ativos ambientais”. Ou seja, é uma ferramenta global, mas que não serve apenas a interesses de países desenvolvidos, que já destruíram a maior parte de seus recursos florestais.

A presidente da BMV Global, Maria Tereza Umbelino, também está na COP-28 e participou do encontro. “Viemos divulgar esse modelo de agenda positiva que o Brasil traz por meio dessas instituições de trabalho sério. Codemar e Sebrae são exemplo dessa consolidação da economia baseada na natureza.”

Programas

Notícias

Handebol de areia se espalha por Maricá: novo núcleo é aberto em Itaipuaçu

Cidade investe na modalidade e cria núcleos de iniciação para alunos de 11 a 16 anos Conhecida como capital nacional do handebol de praia, Maricá...

Feira da Agricultura Familiar acontece neste sábado em Araçatiba

Produtos artesanais e naturais da agricultura local fazem parte da ação já tradicional na cidade O primeiro sábado do mês é dia de aproveitar produtos...

Curta Itaocaia agita diversos estabelecimentos do bairro neste domingo (03/03)

Evento conta com circuito rural, gastronomia e música O “Curta Itaocaia” está de volta. A primeira edição do evento em 2024 acontece neste domingo (03/03),...