Em encontro com Sebrae na COP-28, Mumbuca Verde é apontada como exemplo para municípios e empresas

Num espaço que conecta investidores de todo o mundo na COP-28, em Dubai, o Sebrae e a cidade de Maricá dialogaram sobre possíveis ações para levar adiante o mercado de investimentos na conservação da natureza. A Plataforma Mumbuca Verde foi apontada como referência para esse mercado. Segundo André Luiz Schelini, diretor técnico do Sebrae em Mato Grosso, a plataforma “é um exemplo desses projetos com os quais estamos dialogando e queremos levar para outros municípios”.

A ferramenta inovadora permite investir na conservação da natureza e receber contrapartidas em troca. A plataforma está sendo apresentada na COP-28 pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), responsável por sua criação, em parceria com a Govtech Tesouro Verde, pertencente à greentech BMV Global.

Sebrae, Codemar e a BMV estiveram presentes no Hub de Negócios, que conecta empresas, governos e sociedade civil de todo o mundo.

Com a Mumbuca Verde, os recursos investidos na compra de títulos ambientais vão para projetos de conservação de nascentes d’água, florestas, matas nativas, etc. Tudo é auditado, registrado na Bolsa brasileira e protegido pela tecnologia blockchain, que evita fraudes nas operações.

Simples e eficiente

“É um modelo muito simples do ponto de vista da implementação, mas que ao mesmo tempo é uma grande alternativa aos títulos de carbono”, afirmou o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda.

Ele ressaltou que a plataforma segue a lógica das prioridades dos países em desenvolvimento, “que precisam entrar nesse mercado de redução do efeito estufa defendendo suas florestas e seus ativos ambientais”. Ou seja, é uma ferramenta global, mas que não serve apenas a interesses de países desenvolvidos, que já destruíram a maior parte de seus recursos florestais.

A presidente da BMV Global, Maria Tereza Umbelino, também está na COP-28 e participou do encontro. “Viemos divulgar esse modelo de agenda positiva que o Brasil traz por meio dessas instituições de trabalho sério. Codemar e Sebrae são exemplo dessa consolidação da economia baseada na natureza.”

Programas

Notícias

Casa Darcy Ribeiro recebe visita de grupos de crianças durante as férias escolares

Projeto “Conhecer” estimula que pequenos conheçam acervo do antropólogo com brincadeiras e atividades lúdicas Durante as férias escolares, o Museu Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho,...

Maricá recebe festival de férias de handebol de praia e modalidade surpreende alunos

A cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, recebe até a próxima sexta-feira (26) um festival de handebol de praia promovido...

Núcleo de Iniciação de Handebol de Praia é um dos sucessos da Arena da...

Espaço conta com treinamentos e aulas para crianças e jovens, que aproveitam as férias escolares para frequentar ainda mais O handebol de praia foi um...