Equipe da Prefeitura de Rio das Ostras visita sede do Maricá Rotativo para conhecer serviço

Cidade está implementando estacionamento rotativo e busca se inspirar em modelos efetivos, como o de Maricá

Com um trabalho eficiente, o Maricá Rotativo vem chamando atenção de outras cidades do Rio de Janeiro. Nesta semana, o secretário de Gestão Pública de Rio das Ostras, Mário Alves, e sua equipe estiveram na sede do Programa, no Aeroporto de Maricá, para conhecer como funciona o serviço. Rio das Ostras está implementando um sistema de estacionamento rotativo na cidade.

O secretário de Gestão Pública de Rio das Ostras, Mário Alves, e sua equipe estiveram na sede do Programa do Maricá Rotativo Foto: Leonardo Fonseca

“Viemos aqui porque estamos buscando as melhores práticas em relação ao estacionamento rotativo. E Maricá é uma referência hoje em nível estadual, talvez até em nível nacional.  Foi muito bacana esse contato com toda a equipe do Maricá Rotativo, superou nossas expectativas. Vamos retornar para Rio das Ostras confiante que nosso projeto também vai ser um sucesso, como está sendo em Maricá”, afirmou o secretário de de Gestão Pública de Rio das Ostras, Mário Alves.

Para a diretora de Operações Marta Magge, a visita consolida a importância do acompanhamento, da fiscalização e de melhorias no ordenamento das vagas nas vias públicas: “Estamos muito orgulhosos em ser referência para outro município em gestão de estacionamento regulamentado pago”.

“O Maricá Rotativo busca ordenar e democratizar o estacionamento das vias públicas. Nosso sistema é uma forma mais educativa e menos punitiva, sendo um projeto único que liga o comércio e a população, no uso democrático das vagas”, acrescentou Magge.

Objetivo foi conhecer como funciona o serviço já que Rio das Ostras está implementando estacionamento rotativo Foto: Leonardo Fonseca

Sobre o Maricá Rotativo

O Maricá Rotativo, administrado pela Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), começou as operações em agosto de 2019. Atualmente, mais de 47 mil carros estão cadastrados no sistema do programa, que está presente no Centro de Maricá, na Orla da Barra, no Barroco e na Orla de Itaipuaçu.

Ao todo, são três setores: comercial e bancário, onde é permitido estacionar pelo período de 2h, com possibilidade de renovação para mais 2h; residencial, no qual é possível utilizar a vaga por 4h, podendo aumentar por mais 4h; e a orla, que possui um período único.

Quem utiliza o Maricá Rotativo tem três opções para regularizar o pagamento. A principal delas é o aplicativo, utilizando cartões de crédito e débito. Já quem não tem aplicativo pode pagar direto ao agente de campo, que faz o lançamento na hora.

Os agentes ficam rodando durante todo o perímetro, principalmente nos locais de maiores demandas. Outra possibilidade são os pontos de vendas, identificados com um banner do Maricá Rotativo, que estão posicionados estrategicamente próximo das vagas. No comércio, é possível pagar também em dinheiro.

Colaboradores do Maricá Rotativo mostraram como funciona o sistema Foto: Leonardo Fonseca

Programas

Notícias

Tire suas dúvidas sobre o Voa Maricá

Como são feitos os voos? As operações do Voa Maricá são realizadas com a aeronave Cessna Grand Caravan, que oferece conforto e segurança aos viajantes...

Funcionários da Codemar doam 680 cobertores para o Rio Grande do Sul

Colaboradores da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) também se envolveram na corrente de solidariedade para ajudar o Rio Grande do Sul, que sofreu...

Esquadrilha fará show de acrobacias aéreas com fumaça em Araçatiba no sábado (25)

Como parte da comemoração pelos 210 anos do município de Maricá, a Esquadrilha Céu fará acrobacias e desenhos com fumaça na manhã do próximo...