Equipes do Lagoa Viva e Ciamar visitam locais de referência de produção e pesquisa de organismos aquáticos no Peru

Objetivo foi conhecer novas técnicas para aperfeiçoar processos de cultivo

As equipes do Lagoa Viva e do Centro de Inovação e Aquicultura de Maricá (Ciamar) estiveram no Peru para estudar o cultivo dos organismos aquáticos no país. Eles visitaram locais de referência na produção e pesquisa de camarões e peixes, com objetivo de conhecer novas técnicas para o aperfeiçoamento dos processos de nutrição, sistemas produtivos, beneficiamento e mercado da criação dos organismos aquáticos em Maricá.

O país foi escolhido porque produz em torno de 160 mil toneladas de camarão por ano, um número bastante considerável para o setor. Ao todo, a comitiva conheceu os programas das Universidades La Molina e Científica del Sur, referências em pesquisa e produção de alimentos diversos e, principalmente, espécies aquáticas; o Centro Experimental Aquícola VITAPRO, empresa referência em nutrição aquícola na América Latina para camarões e salmonídeos; e o Marina Sol, maior empresa de produção de camarão do Peru.

Participaram da visita o coordenador geral do projeto Lagoa Viva e Professor da UFF, Eduardo Camilo; o coordenador do Ciamar, Khauê Vieira; a diretora de Operações da Empresa de Fomento de Maricá, Savana Carneiro; a pesquisadora e gerente técnica da fábrica de alimentos do Ciamar, Rosana Oliveira; o gerente da fábrica de alimento do Ciamar, Lucas Lacerda; professor, investigador e consultor do Projeto Lagoa Viva, José Luis Pedreira; e o Técnico em produção de camarão do Ciamar, Leandro de Oliveira.

Segundo o coordenador do Ciamar, Khauê Vieira, a viagem foi importante para visualizar processos de nutrição que podem ser utilizados com as estruturas que existem no Ciamar.

“Vimos a similaridade de algumas ações que realizamos no Ciamar, tanto nas universidades, voltadas para a parte de pesquisa com nutrição e com desempenho de organismos aquáticos, quanto na fazenda de produção de camarões intensiva. Foram trocas de experiências bastante válidas, seja para a parte de nutrição, seja para a parte de produção de camarões. Como lá a magnitude é maior, conseguimos enxergar a possibilidade de onde queremos chegar ”, afirmou Khauê.

Programas

Notícias

1º Festival da Canção – Escrito nas Estrelas começa nesta sexta-feira (22) em Araçatiba

Evento tem apresentação de 26 novos talentos e artistas consagrados Novos talentos e grandes estrelas da música vão se reunir no 1º Festival da Canção...

Farmacopeia Mari’ká realiza oficina de loção de citronela

Chegada do verão aumenta proliferação dos mosquitos Planta medicinal com propriedades aromáticas e repelentes, a citronela foi a estrela de uma oficina de loção na...

Maricá participa da G20 Social e mostra para o mundo iniciativas da cidade

Diretores da Codemar falaram do uso da tecnologia no desenvolvimento social e do investimento em agricultura familiar para garantir segurança alimentar Maricá mostrou um pouco...