Escola de Startup de Maricá lança Curso de Gestão de Negócios

Programa busca estruturar novas ideias e incentivar a melhor gestão de negócios já existentes

Para alavancar o desenvolvimento econômico focado no empreendedor local, a Escola de Startup de Maricá lançou um novo curso durante a entrega de certificados para as turmas do curso de Marketplace, nesta sexta-feira (07/08), no Galpão Tecnológico, em Inoã. O curso de Gestão de Negócios com foco em formação de empreendedores passa a integrar o programa.

“Ambas as capacitações são muito preciosas para os empreendedores que estão começando. Esperamos que esses novos negócios cresçam e contribuam para o crescimento, geração de emprego e renda na cidade”, destacou o superintendente de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Codemar, Danilo Pitarello.

Foto: Paulo Ávila

O superintendente ainda lembrou que os alunos dos módulos básico e avançado do curso de Marketplace vão poder operar ferramentas digitais e conseguir ampliar suas vendas e prestação de serviços por meio de sites e do aplicativo de e-commerce local, que está em desenvolvimento pela Codemar e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Maricá.

O programa é uma iniciativa da Prefeitura de Maricá e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Segundo a professora Leila Gatti, pró-reitora de extensão da UFF, a universidade  se baseia no tripé ensino, pesquisa e extensão.

“Ensino ou pesquisa fica fácil de a gente entender como funciona. Mas a extensão é o braço da universidade que vai trabalhar com a sociedade, mas principalmente com o desenvolvimento social e desenvolvimento humano. A Escola de Startup é um excelente exemplo disso, porque é uma ação de extensão específica pautada no empreendedorismo”, explicou.

Capacitação em gestão de negócios

A aula inaugural do novo curso foi sobre a grade de disciplinas com abordagem em ferramentas digitais, marketing digital, fotografia, planejamento, negociação, inovação e canvas. As duas turmas lançadas foram formadas com cadastro reserva criado durante a divulgação para a primeira turma do curso de Marketplace, no segundo semestre de 2022.

“O curso de Gestão de Negócios vai ser o número 1 da Escola de Startup, porque ele é um curso que busca exatamente a pessoa que está começando o negócio, tem algo já estruturado ou tenha apenas uma ideia. Nós vamos trazer esse público para estruturar e modelar esse negócio para que o aluno saia desse curso já com a ideia mais concreta do seu negócio e o que ela quer em termos de mercado”, explicou o diretor da Faculdade de Administração da UFF, professor Martius Vicente.

Foto: Paulo Ávila

Empreendedoras de Itaipuaçu

As empreendedoras Marinete da Rocha e Aline Crespo atuam na produção e na venda de artigos artesanais e estavam presentes no evento. Marinete, que trabalha na confecção de bolsas de crochê, comemorou a entrada no curso Gestão de Negócios. “Tenho certeza que vai agregar valores ao meu trabalho e muito conhecimento. Eu estava aguardando a oportunidade na fila de espera”, comentou Marinete, da Rocha Fios.

Aline Crespo, do Maricota Laços Ateliê, trabalha com vendas online e foi certificada no módulo avançado do curso de Marketplace. “O curso foi maravilhoso e tivemos a oportunidade de aprender e adquirir maior conhecimento no marketplace, além de uma melhor gestão da nossa empresa”, completou.

Giro da economia local

No painel “Moeda social e desenvolvimento local”, os empreendedores puderam tirar dúvidas sobre a moeda social de Maricá diretamente com a presidente do Banco Mumbuca, Manuela Mello, com o superintendente de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação de Codemar, Danilo Pitarello, e com a professora da UFF Paula Erthal.

Foto: Paulo Ávila

Programas

Notícias

Maior evento de games do Rio de Janeiro é aberto com dezenas de atrações...

Maricá Games tem jogos, oficinas, competições, cosplay e mesas redondas com importantes nomes do mercado O maior evento de jogos eletrônicos do Rio de Janeiro...

Aviso de pauta: Maricá abre a maior feira de games do Rio de Janeiro...

A terceira edição do Maricá Games será aberta nesta sexta-feira (19), às 10h, na arena montada na Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu. Serão dez...

De simulador de Fórmula 1 a concurso de cosplay: veja as atrações do Maricá...

Evento começa nesta sexta-feira (19). Programação já está no site oficialFalta pouco para iniciar, em Maricá, uma jornada com diversas atrações de jogos e...