Espaço Lagoa Viva, na Flim, desperta atenção do público

Mumbuca Verde também vai ser apresentada durante o evento, adiantou o presidente da Codemar, que participou da abertura da Festa

O primeiro dia da 8ª Festa Internacional Literária de Maricá (Flim), nesta terça-feira (19/09), em Itaipuaçu, contou com diversas atividades culturais. A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) está presente no evento, com um espaço sobre o Programa Lagoa Viva, na Tenda Literária.

Cerimônia de abertura da Flim teve presença do prefeito Fabiano Horta e diversas autoridades de Maricá Foto: Leonardo Fonseca

“A Flim vem cumprir na rua, numa grande roda, esse papel de uma Maricá que emerge para fora.  Vamos cortar essa faixa [de inauguração] com o coração esperançoso, porque a gente sabe que os nossos meninos e meninas vão estar construindo o seu futuro daqui a 15, 20 anos, tendo um impulso da Flim realizada em 2023. Viva a Flim, a cultura, a arte, o saber, viva Maricá e as suas utopias”, celebrou o prefeito de Maricá, Fabiano Horta.

O presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, esteve presente na abertura e destacou o espaço do Programa Lagoa Viva montado no evento.

O presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, no Espaço Lagoa Viva, montado na Tenda Literária da Flim Foto: Leonardo Fonseca

“Estamos trazendo os nossos projetos, como os bioinsumos que a Codemar fabrica, junto com a UFF na Biofábrica, para fazer a revitalização das nossas lagoas. É um  projeto importante, tem a ver com sustentabilidade, com alternativas para o desenvolvimento econômico e social, preservando o meio ambiente”, disse Hamilton Lacerda.

O presidente da Codemar abordou também outro projeto da companhia que vai estar na Flim: a Mumbuca Verde.

“A Mumbuca Verde tem a sua valorização em cima de ativos ambientais. Esse modelo que estamos apresentando para o mercado financeiro, de maneira pioneira, é para as pessoas e para as empresas que preservam a natureza”, explicou Hamilton, que estava com o presidente da Biotec, Eduardo Britto, e o diretor de Indústria e Energia da Codemar, Pedro Mota Di Filippo.

Espaço Lagoa Viva

O lounge conta com três aquários que simulam três fases do Lagoa Viva: a primeira, antes da aplicação dos bioinsumos; a segunda, durante a aplicação; e a terceira, os resultados.

Espaço Lagoa Viva, na 8ª Festa Literária Internacional de Maricá Foto: Leonardo Fonseca

O Lagoa Viva é uma parceria da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) com a Universidade Federal Fluminense (UFF), a partir do convênio firmado com a Biotec Maricá. O espaço funciona todos os dias da Flim, das 9h às 20h.

A engenheira Ambiental do Programa Lagoa Viva, Danniela Scott, afirmou que o público está gostando do espaço.

A engenheira Ambiental do Lagoa Viva, Danniela Scott Foto: Leonardo Fonseca

“O feedback está sendo bem positivo. É interessante ver que eles ficam encantados quando olham, na prática, o que está acontecendo nas lagoas de Maricá”, afirmou Danniela.

As professoras Mellissa Freitas e Cledir Ribeiro visitaram o espaço e tiraram dúvidas sobre o Lagoa Viva com a equipe do projeto.

As professoras Mellissa Freitas e Cledir Ribeiro visitaram o Espaço Lagoa Viva e tiraram dúvidas Foto: Leonardo Fonseca

“Conhecemos o Lagoa Viva quando ele começou, lá em 2021. Hoje, conseguimos ver a diferença nas lagoas, mas viemos aqui no espaço para sabermos mais sobre essa evolução. Acho superimportante ter aqui, na Flim, um espaço que explica o projeto para quem ainda não está tão familiarizado, principalmente para as crianças que estão visitando o evento”, explicou Mellissa.

Cerimônia de Abertura

O Prefeito de Maricá, Fabiano Horta; o secretário de Governo, João Maurício; a primeira-dama, Rosana Horta; o secretário de Educação, Márcio Jardim; e o personagem Zé Gotinha Foto: Leonardo Fonseca

O Prefeito de Maricá, Fabiano Horta, o secretário de Governo, João Maurício, a primeira-dama, Rosana Horta, o secretário de Educação, Márcio Jardim, e o personagem Zé Gotinha, cortaram o laço da cerimônia que marcou o início do evento, que contou com a presença de diversas autoridades da cidade.

Depois da solenidade, o público acompanhou o cortejo de abertura, que foi até o Palco Gilberto Gil, onde aconteceu a roda de conversa “A educação e o cenário esportivo brasileiro”, com Juca Kfouri, WG, Giovane Gávio e “Búfalo” Gil.

Em seguida, aconteceu o lançamento do livro de poesia “Cabeça nas Nuvens”, do deputado federal Washington Quaquá.

O deputado federal Washington Quaquá na Flim Foto: Leonardo Fonseca

“Estou muito feliz de estar aqui hoje. A Flim começou como uma pequena feira de literatura e se transformou numa feira internacional, que vai crescer ainda mais. Está um luxo”, celebrou Quaquá.

O show do artista Daniel Jobim fechou a noite no palco Sete Sóis, Sete Luas.

Sobre o evento

Com entrada gratuita, a festa literária acontece até o dia 01/10 e conta com 70 editoras em seis mil metros quadrados com espaços para diferentes públicos, incluindo local específico para as crianças com venda de livros e apresentações.

Entre os participantes, estão Gilberto Gil, homenageado do evento, Conceição Evaristo, Adriana Calcanhoto, Nei Lopes, Hélio de La Peña, Juca Kfouri, Edney Silvestre, Zélia Duncan, Rossandro Klinjey, Pastor Ed René, Maria Chocolate, Frei Betto, Ondjaki (escritor de Angola), Daniel Jobim, Maneva, Aventureiros do Luccas Neto, Ana Botafogo e diversos outros.

Serviço:
Festa Literária Internacional de Maricá – FLIM
Data: Até 01/10
Horário: 8h às 20h
Endereço: Rua Van Lerbergue 249, altura da Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu.
Instagram: @flimrj  

Programas

Notícias

Tire suas dúvidas sobre o Voa Maricá

Como são feitos os voos? As operações do Voa Maricá são realizadas com a aeronave Cessna Grand Caravan, que oferece conforto e segurança aos viajantes...

Funcionários da Codemar doam 680 cobertores para o Rio Grande do Sul

Colaboradores da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) também se envolveram na corrente de solidariedade para ajudar o Rio Grande do Sul, que sofreu...

Esquadrilha fará show de acrobacias aéreas com fumaça em Araçatiba no sábado (25)

Como parte da comemoração pelos 210 anos do município de Maricá, a Esquadrilha Céu fará acrobacias e desenhos com fumaça na manhã do próximo...