O evento, realizado pela Secretaria de Promoções e Projetos Especiais em parceria com a Codemar, investe no turismo rural, levando um grande número de pessoas até o Espraiado, região de sítios e pequenas propriedades agrícolas.
A criação desse circuito que valoriza a gastronomia, música e produção rural do município leva, além de turistas, renda para os sitiantes e artesãos, que abrem as portas de suas propriedades para oferecer passeios, recreações, opções de alimentação e feirinhas de artesanato.
Rico em sua fauna e flora, o Espraiado começa na serra do mesmo nome, que faz divisa com Tanguá e Itaboraí, acompanhando a trajetória do rio Caranguejo até a altura de Manoel Ribeiro, no Km 34 da Rodovia Amaral Peixoto. O vale é muito fértil para agricultura, possuindo muitos sítios produtores de alimento de origem orgânica (sem agrotóxico). Região muito procurada para o turismo rural e ecoturismo.
O nome Espraiado, de acordo com moradores, vem da época das cheias que alagavam tudo, espraiando as águas por toda região, e pelos riachos que formam o Rio Caranguejo, dando origem ao nome Serra do Espraiado. A parte alta, Pedregulho, o nome se deve por seu solo conter inúmeras pedras.