Espraiado de Portas Abertas acontece neste domingo (26/02)

Primeira edição do ano terá como prato típico a costela bovina, além de atrações em diversos pontos do bairro

A primeira edição do Espraiado de Portas Abertas de 2023 acontece neste domingo (26/02), de 9h às 17h, reunindo atrações em diversas partes do bairro do segundo distrito de Maricá, Ponta Negra. O evento terá como tema o Maricarnaval e o prato típico será a costela bovina. O evento acontece em diversos restaurantes e bares do Espraiado com gastronomia, artesanato e música ao vivo. Este mês, a Fazenda Joaquim Piñero está em obras e não fará parte da programação.

Integrando o Circuito Sol & Samba, iniciativa da Prefeitura de Maricá e Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), em parceria com a Secretaria de Promoção e Projetos Especiais, que conta com 12 atividades gratuitas pela cidade, entre os dias 4/02 e 30/04. Ainda apoiam o circuito as secretarias de Turismo; Cultura; Esporte e Lazer; Terceira Idade; Promoções e Projetos Especiais; Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher; de Agricultura, Pecuária e Pesca; e Coordenadoria de Pesca.

“Explorar as belezas do Espraiado é o principal objetivo deste evento que também visa fomentar a gastronomia local e o ecoturismo. Queremos sempre que toda Maricá visite e conheça o bairro”, explica Elson Ribeiro, coordenador de eventos da secretaria de Turismo.

Projetos da Cidade Sustentável para todos

A equipe da Secretaria de Cidade Sustentável estará na sede da unidade de conservação do bairro realizando doação de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, como ipê-rosa, ipê-amarelo, ipê-branco, aroeira, entre outras espécies, através do projeto Maricá+Verde. Quem estiver no local poderá utilizar gratuitamente, por um período de duas horas, as bicicletas disponibilizadas na Estação EcoBike de compartilhamento de bicicletas, que existe desde 2019 no local.

A população poderá, ainda, visitar o EcoMuseu Bertha Lutz, que tem por objetivo a interdisciplinaridade baseada na ecologia, com a participação da comunidade e voluntários, através da interpretação de imagens do meio ambiente natural.

O evento conta com o apoio da Associação de Moradores e Amigos do Espraiado(Ama) e Associação dos Guias de Turismo de Maricá (AGM), parceiras da Secretaria de Turismo na realização do evento Espraiado de Portas Abertas, junto aos estabelecimentos locais.

EPT terá serviço especial dos vermelhinhos durante o evento

Para facilitar o acesso de moradores e visitantes ao evento, a Empresa Pública de Transportes (EPT) vai disponibilizar horários extras dos vermelhinhos para a linha E-06 (Centro X Espraiado), das 9 às 17h de domingo (26/02). Além da programação normal, haverá mais 12 horários extras com saídas da Rodoviária do Povo (Centro) e do ponto final no bairro do Espraiado com destino ao Centro da Cidade.

Saídas da Rodoviária:
09h50 / 10h30 / 11h10 / 11h50 / 12h30 / 13h10 / 13h50 / 14h30 /15h10 / 15h50 / 16h30 / 17h10

Saídas do Espraiado:
10h20 / 11h / 11h40 / 12h20 / 13h / 13h40 / 14:h20 / 15h / 15h40 / 16h20 / 17h / 17h40

Confira a programação completa no link: https://bit.ly/3kuaqv5

Programas

Notícias

Carregadores para carros 100% elétricos são instalados em Maricá

Equipamento é iniciativa do Maricá Rotativo e está disponível na Orla de Itaipuaçu e no aeroporto municipal, no Centro Parar em estacionamento público e ainda...

Codemar promove ação pela Semana do Meio Ambiente na próxima segunda-feira (03/06)

A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) vai promover uma ação a seus colaboradores para falar sobre sustentabilidade, reciclagem e boas práticas, na próxima...

ADM Maricá e Niterói Rugby vencem 1ª etapa do Circuito Carioca de handebol de...

A cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, sediou neste domingo (26) a 1ª etapa do Circuito Mundial de handebol de...