Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo do Aeroporto de Maricá está implantando certificação ISO 9001

Norma internacional é um sistema de gestão de qualidade que garante a excelência de produtos e serviços

Em busca de garantir a qualidade e excelência nas operações, o Aeroporto de Maricá, administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), está implementando a certificação ISO 9001, um padrão internacional com objetivo de especificar requisitos para um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ).

A implantação do certificado está sendo por meio da AMD Services, prestadora de Serviços Especializados responsável pelas atividades de Operação, Manutenção e Gerenciamento da Segurança Operacional da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo.

Foto: Leonardo Fonseca

O superintendente de Operações da Codemar, Isaac Nascimento, explicou que o processo de certificação SGQ ISO 9001 iniciou com o objetivo de reconhecer os processos de inovação e melhoria continua implantados na EPTA do Aeroporto de Maricá.

“Consolidar as práticas da Gestão da Qualidade vai muito além de métodos formalizados para documentar processos, procedimentos e responsabilidades, uma vez que representa a construção de uma nova cultura organizacional. Esperamos alcançar 100% de conformidade”, disse.

Modelo de implementação

O diretor executivo da AMD, Marco Nicolau, adiantou que o Aeroporto de Maricá vai ser o primeiro das EPTAs da empresa a implementar a ISO 9001.

“Estamos em busca dessa certificação para atender o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), que está em um processo de implementação do Sistema de Gerenciamento de Qualidade com objetivo de diminuir qualquer possibilidade do risco operacional, principalmente na navegação aérea”, afirmou.

Marco ressalta que a certificação também atende ao propósito da Codemar de oferecer um serviço de alta qualidade para um perfil de usuário que exige excelência.

Visita de campo

O responsável pelo processo de implementação da ISO 9001 e do SGQ no EPTA do Aeroporto de Maricá, Valdo Guimarães, da empresa Acutus, começou a série de visitas de campo para analisar se o aeroporto está em conformidade com o padrão de qualidade exigido. O resultado sai em cerca de seis meses.

Foto: Leonardo Fonseca

“É muito importante ter essa implantação do Sistema da Garantia da Qualidade porque gera conformidade e padronização, o que facilita a gestão do negócio e proporciona a segurança do serviço. Então, a ISO é uma padronização que garante entregas mais confiáveis”, finalizou Valdo.

Programas

Notícias

Handebol de areia se espalha por Maricá: novo núcleo é aberto em Itaipuaçu

Cidade investe na modalidade e cria núcleos de iniciação para alunos de 11 a 16 anos Conhecida como capital nacional do handebol de praia, Maricá...

Feira da Agricultura Familiar acontece neste sábado em Araçatiba

Produtos artesanais e naturais da agricultura local fazem parte da ação já tradicional na cidade O primeiro sábado do mês é dia de aproveitar produtos...

Curta Itaocaia agita diversos estabelecimentos do bairro neste domingo (03/03)

Evento conta com circuito rural, gastronomia e música O “Curta Itaocaia” está de volta. A primeira edição do evento em 2024 acontece neste domingo (03/03),...