Estudantes da Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro visitam exposição de fotos do antropólogo sobre povos originários


Mostra fotográfica com 29 imagens fica disponível na Casa de Cultura de Maricá até o dia 26

Um grupo de estudantes da Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro aproveitou o final de semana para uma visita à exposição de fotos sobre a vida em aldeias indígenas feita pelo patrono de sua escola. Os alunos, que já conhecem parte da história do antropólogo por meio de atividades culturais dentro da sala de aula, tiveram acesso à mostra com 29 imagens do acervo do Museu do Índio.

A Casa de Cultura de Maricá disponibiliza a exposição “Kadiwéu.Ofayé.Urubu-Ka’apor – Os índios de Darcy Ribeiro” até o próximo domingo (26/11).

Segundo a diretora adjunta da escola pública localizada no bairro de Inoã, Ariana Abreu, o passeio cultural integra as atividades relacionadas à  programação dedicada ao centenário de Darcy.

“Eu acho que é a culminância maior de todo o trabalho que foi realizado ao decorrer do ano passado e que se estendeu até este ano. Estamos sempre falando do nosso patrono e, por isso, os alunos conhecem a realidade e vivenciam o movimento e a ideologia deixada por Darcy”, disse a diretora.

Para ela, “é um momento importante para a escola enquanto identidade, onde os nossos alunos podem ter essa referência de fato vivenciada na prática”.

Fotos: Paulo Ávila

Cerca de 25 alunos, do 9º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), participaram da visita à mostra acompanhados por professores, no sábado (18/11).

A aluna do EJA Alessandra Cortes dos Santos demonstrou entusiasmo e destacou o quanto a volta à sala de aula, após anos longe, tem proporcionado novas experiências.

Fotos: Paulo Ávila

“Está sendo maravilhoso. Tem muitas pessoas que não conhecem a exposição e eu achei muito importante a escola ter nos trazido aqui. Sou da turma do EJA com muito orgulho e temos a nossa professora Márcia Carneiro e as ideias do Darcy Ribeiro para nos ensinar a caminhar para o futuro”, disse a estudante.

Parceiro da educação

Diversas escolas da Rede Pública de Ensino de Maricá já passaram pela mostra na Casa de Cultura. A professora Rita Rosa, doutora na obra de Darcy Ribeiro e colaboradora da Diretoria de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar, lembrou que o estudioso também é patrono da educação maricaense há alguns anos.

“É importante que os alunos das escolas públicas e particulares visitem para conhecer um pouco mais da história de Darcy. Aqui a gente tem fotos registrando os indígenas que ele tanto amou e passar isso para os estudantes é uma maneira de perpetuar Darcy”.

Fotos: Paulo Ávila

A professora Rita Rosa ainda acrescentou que em breve, outras atividades sobre o estudo e obras do antropólogo estarão disponíveis para visitantes no futuro museu em Cordeirinho.

A exposição

Fotos: Paulo Ávila

A mostra A “Kadiwéu.Ofayé.Urubu-Ka’apor – Os índios de Darcy Ribeiro”, realizada pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), é um recorte da exposição “O olhar precioso de Darcy Ribeiro”, exibida pela primeira vez em 2010 com curadoria do fotógrafo e antropólogo Milton Guran. Ela reúne fotografias de três povos feitas pelo antropólogo na metade do século passado.

Programas

Notícias

Núcleo de Iniciação de Handebol de Praia é um dos sucessos da Arena da...

Espaço conta com treinamentos e aulas para crianças e jovens, que aproveitam as férias escolares para frequentar ainda mais O handebol de praia foi um...

Codemar apresenta projetos e troca informações sobre cooperativismo com instituição espanhola

Companhia pode aplicar conhecimentos da Fundação Mundukide na melhoria das formas de coletivização do trabalho em Maricá A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) recebeu...

Dia de campo com workshop e tomates especiais na Fazenda Joaquín Piñero

Encontro teve participação do chef italiano Bruno Marasco ensinando receita tradicional da Itália Setenta pessoas participaram do Dia de Campo e Degustação de Pratos com...