Estudantes exploram novidades e tecnologias no Maricá Games

Evento continua na Barra até domingo (25/06)

Até o próximo domingo (25/06), crianças e adultos poderão aproveitar toda a programação do Maricá Games. A maior feira de games gratuita do Estado do Rio de Janeiro reúne opções de entretenimento do universo geek com jogos, oficinas interativas, cosplayers de personagens e plataformas tecnológicas. Tudo gratuito na Barra de Maricá, das 9h às 20h.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Maricá e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) em parceria com as secretarias de Educação e Promoções e Projetos Especiais. Como a maioria das atrações conquista o público infantil, os alunos da Rede Pública de Ensino de Maricá estão chegando de “caravana” com suas escolas como muita animação.

Foto: Leonardo Fonseca

A Escola Municipal Benvindo Taques Horta, de Ubatiba, marcou presença com seus alunos nesta semana, além das Escolas João Bezerra, Dirce Marinho, Retiro e Dilza Sá Rego. Professora do segundo ano da Benvindo Taques Horta, Aparecida Mantevania explicou que a escola tem papel importante na missão de ser ponte para que os alunos aproveitem cada oportunidade oferecida pelo município.

“É algo novo e interessante para eles e que a maioria não tem acesso, a não ser na escola onde buscamos trabalhar com vídeos e jogos. E, para alguns, sair de casa com suas famílias para participar de eventos nem sempre é fácil, por isso, é importante a escola estar fazendo essa ponte. E eles já estavam super empolgados e a expectativa ficou maior ainda quando foram recebidos por personagens na entrada do evento.

Segurança e identificação

Foto: Leonardo Fonseca

Para garantir ainda mais a segurança dos pequenos, a Secretaria Municipal de Assistência Social entrou como parceira e tem atuado na feira com o mapeamento e identificação de cada criança. Logo na entrada do evento, uma equipe distribui pulseiras para preenchimento com nome e contato do responsável. No caso de grupos escolares, as equipes fazem a abordagem logo na saída do transporte escolar com os professores.

Visitantes de outros municípios marcam presença

As atrações do Maricá Games fizeram parte da programação de aniversário de Samuel Aguiar, 11 anos, morador de Campos dos Goytacazes. Acompanhado da prima Maria Fernanda, de 8 anos, que mora em Maricá, ele aproveitou para visitar cada estande e entrou na aventura do simulador de asa delta em realidade virtual.

Foto: Leonardo Fonseca

A mãe, Viviane Aguiar da Silva, aprovou a programação gratuita e elogiou a iniciativa. “Unimos o útil ao agradável porque ele está estudando robótica e, quando ficamos sabendo pela tia dele que tem uma pousada aqui próximo, nós viemos superanimados tanto para fazer uma visita para a família quanto para prestigiar o evento”, comentou a visitante.

Personagens que encantam
O universo geek reúne diferentes personagens e histórias que empolgam visitantes de diferentes idades. Os participantes cosplayers também vibram com a valorização de demonstração de suas performances no evento, como é o caso do estudante Marcelo Luiz, de 20 anos.

Foto: Leonardo Fonseca

Ele participa até o último dia do evento com cinco personagens: Tanjiro kamado e Zenitsu, da série japonesa de mangá Demon Slayer; Eren Yeager, da série de mangá Shingeki no kyojin; Ash, do anime Pokémon; e Chifuyu, do mangá japonês Tokyo Revengers.

“Eu estou gostando muito, esse é o meu primeiro trabalho em evento e fico muito feliz em ver a empolgação das crianças. No domingo, faltou pouco para as crianças se jogarem no chão quando eu estava como cosplayer do Tanjiro. Foi bem divertido”, lembrou o jovem apaixonado por mangás.

Programas

Notícias

Tire suas dúvidas sobre o Voa Maricá

Como são feitos os voos? As operações do Voa Maricá são realizadas com a aeronave Cessna Grand Caravan, que oferece conforto e segurança aos viajantes...

Funcionários da Codemar doam 680 cobertores para o Rio Grande do Sul

Colaboradores da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) também se envolveram na corrente de solidariedade para ajudar o Rio Grande do Sul, que sofreu...

Esquadrilha fará show de acrobacias aéreas com fumaça em Araçatiba no sábado (25)

Como parte da comemoração pelos 210 anos do município de Maricá, a Esquadrilha Céu fará acrobacias e desenhos com fumaça na manhã do próximo...