Ex-senadora e ex-ministra Ideli Salvatti visita a Codemar e conhece projetos de sucesso

Expectativa é que programas sirvam de inspiração para o Sul do Brasil

A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) recebeu, nesta quarta-feira (17/01), a visita técnica da ex-ministra, ex-senadora e ex-deputada federal por Santa Catarina Ideli Salvatti. Hamilton Lacerda, presidente da companhia, apresentou projetos consagrados da experiência local. A expectativa é que possam ser replicados ou que sirvam de inspiração para o estado do Sul do Brasil. Ideli também conheceu órgãos da Prefeitura de Maricá e políticas sociais como a Tarifa Zero e a moeda social Mumbuca.

“Aqui da Codemar, dois projetos me chamaram mais a atenção. O Mumbuca Verde e o Lagoa Viva. Lá em Santa Catarina temos as nossas lagoas que estão pedindo socorro. Precisamos também fazer essa transição ecológica”, avaliou Ideli Salvatti.

Segundo Ideli, o papel da Codemar é importantíssimo, com foco em descobrir e desenvolver as potencialidades da cidade.

Ideli Salvatti conheceu os programas da Codemar. Foto: Leonardo Fonseca

“Fora daqui a gente ouve: ‘Em Maricá é fácil porque tem dinheiro’. Mas quantas outras cidades também não têm dinheiro e mesmo assim não fazem? O que fica claro é que importa muito a empatia, o olhar de quem comanda. Não é só o dinheiro”, finalizou.

Futuro

Hamilton Lacerda explicou a missão da Codemar e os projetos em desenvolvimento.

“A companhia foi criada, entre os governos dos prefeitos Washington Quaquá e Fabiano Horta, para construir o futuro da cidade sem os royalties do petróleo. Então é para usar a riqueza que temos a fim de construir uma cadeia produtiva que gere renda para a cidade pós-petróleo”, afirmou Lacerda.

Segundo o presidente, uma série de projetos que cobrem um amplo espectro de atividades está sendo liderada pela Codemar. Ele citou alguns na reunião: o Aeroporto de Maricá, a Mumbuca Verde, o Lagoa Viva, o Parque Tecnológico com sua fábrica de aplicativos, o Pomar – Polo de Moda de Maricá, o Inova Agroecologia, o Maricá Games e a Farmacopeia. Ações que vão da agricultura ao desenvolvimento de softwares.

Também participaram do encontro os diretores da Codemar Pedro Mota di Filippo e Eduardo Britto.

Projetos

Mumbuca Verde é uma plataforma de ativos ambientais que podem ser comercializados para pessoas físicas ou jurídicas que queiram compensar suas emissões de carbono. O lastro é a conservação de áreas de mata de pé em Maricá.

Já o Lagoa Viva é um amplo programa de revitalização do sistema lagunar da cidade, com o uso de bioinsumos (micro-organismos como bactérias que degradam matéria orgânica) para combater a poluição. É um trabalho em paralelo com a expansão da rede de saneamento básico, mas que já se desdobrou em tecnologias de tratamento de esgotos em ETEs com o uso dos micro-organismos.

Programas

Notícias

Fazenda Joaquin Piñero vira ponto turístico agroecológico

Pomar do projeto Inova recebe visitantes O pomar agroecológico do projeto Inova recebeu na manhã deste sábado (24) dezenas de visitantes que foram ao local...

Visita guiada na Fazenda Pública terá transporte com Vermelhinhos

Evento agroecológico será realizado pelo Inova Agroecologia neste sábado (24) Com o intuito de facilitar o acesso à Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, neste...

Domingo tem competição de pesca amadora com barco em Maricá

Cerca de 300 pescadores se inscreveram e vão disputar o troféu do Caiaque Fishing em Itaipuaçu O final de semana está chegando e quem estiver...