Farmacopeia Mari’ká é apresentado em congresso de secretarias de saúde em Florianópolis

Projeto maricaense busca difundir o uso de fitoterápicos na rede municipal local

A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) está participando, através da sua subsidiária para biotecnologia Biotec, do Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde, que está acontecendo em Florianópolis, de 16 a 18 de novembro. No dia 17, será apresentado o projeto Farmacopeia Mari’ká.

“Esse projeto é voltado para o desenvolvimento diversificado de produtos à base de plantas. São produtos que poderão ser difundidos na rede municipal de saúde de Maricá. Também vai poder agregar os agricultores do município. É um projeto que visa a saúde mas também a geração de renda em Maricá”, explicou Fernanda Garcia, superintendente da Biotec.

Carla Franzine mostra repelente natural e orgânico produzido no Farmacopeia Mari’ká. Foto: Divulgação

Somente no primeiro dia de congresso, o estande da Biotec foi visitado por comitivas de 25 cidades do país, incluindo as capitais Rio, São Paulo, Brasília e Cuiabá. Nesta sexta-feira, a equipe maricaense fez uma palestra no Auditório Jurerê para apresentar o projeto para um público ainda maior, com o tema “Farmacopeia Mari’ká: Inovação em práticas integrativas na saúde do município”.

Fotos: Divulgação

O Farmacopeia Mari’ká está trabalhando para construir na cidade a cadeia produtiva de fitoterápicos e medicamentos, desde o cultivo das plantas medicinais até a produção dos seus princípios ativos e derivados.

O evento

O Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde reúne os responsáveis pela gestão municipal de saúde no Centro-Sul do país. Os objetivos são fomentar discussões a nível técnico e político; compartilhar experiências de gestão; promover a capacitação de gestoras e gestores de saúde e equipes técnicas municipais; renovar as ações de fortalecimento do SUS; e ampliar o conhecimento técnico e tecnológico, objetivando a melhoria na resolução das demandas da saúde da população.

Estande da Biotec chamou a atenção dos participantes. Foto: Divulgação

O evento representa 3.326 cidades, ou 59,7% dos municípios de todo o Brasil.

Programas

Notícias

Fazenda Joaquin Piñero vira ponto turístico agroecológico

Pomar do projeto Inova recebe visitantes O pomar agroecológico do projeto Inova recebeu na manhã deste sábado (24) dezenas de visitantes que foram ao local...

Visita guiada na Fazenda Pública terá transporte com Vermelhinhos

Evento agroecológico será realizado pelo Inova Agroecologia neste sábado (24) Com o intuito de facilitar o acesso à Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, neste...

Domingo tem competição de pesca amadora com barco em Maricá

Cerca de 300 pescadores se inscreveram e vão disputar o troféu do Caiaque Fishing em Itaipuaçu O final de semana está chegando e quem estiver...