Farmacopeia Mari’ká oferece curso sobre plantas medicinais a profissionais de saúde

Meta é ampliar conhecimento e uso principalmente na rede SUS

O projeto Farmacopeia Mari’ká está com inscrições abertas para curso de capacitação sobre Plantas Medicinais e Fitoterápicos voltado para profissionais de saúde de Maricá. Podem participar profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) de nível médio e superior, além de veterinários, e as aulas acontecem ao longo do mês de outubro.

Uso de plantas medicinais e fitoterápicos é a meta da Farmacopeia Mari’ká. Foto: Leonardo Fonseca

O Farmacopeia Mari’ká é realizado numa parceria da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). As inscrições são para o “Módulo 1 – Básico”. O curso é presencial, e este primeiro módulo tem 20 horas de duração.

“Este é um curso de sensibilização. Teremos outros ano que vem. Com esse trabalho, podemos esperar o maior interesse dos profissionais de saúde na prescrição de plantas medicinais e fitoterápicos no SUS de Maricá”, explica Magda Medeiros, professora da UFRRJ e coordenadora de uma das metas do projeto.

Aroeiras cultivadas pelo Farmacopeia Mari’ká. Foto: Leonardo Fonseca

Ainda de acordo com Magda, o curso vai abordar inicialmente 12 das plantas da Rename, que é a relação de plantas medicinais oferecidas pelo SUS. A proposta da ação é entrar, nos próximos módulos, em questões importantes na atenção primária, como hipertensão e diabetes, entre outras doenças.

Datas e inscrição

O conteúdo será ministrado em três encontros marcados para os dias 13, 20 e 21 de outubro. Os dois primeiros encontros serão das 13h às 17h na Faculdade de Ciências Médicas de Maricá (Facmar); e o último, na Fazenda Pública Jaquin Piñero, de 8h30 às 16h.

As inscrições podem ser feitas pelo site https://bit.ly/3EYNivo .

As plantas

Serão abordadas as propriedades e usos das seguintes plantas: babosa, alcachofra, isoflavona-de-soja, garra-do-diabo, espinheira-santa, hortelã, guaco, plantago, cáscara-sagrada, salgueiro, aroeira e unha-de-gato.

Programas

Notícias

Tire suas dúvidas sobre o Voa Maricá

Como são feitos os voos? As operações do Voa Maricá são realizadas com a aeronave Cessna Grand Caravan, que oferece conforto e segurança aos viajantes...

Funcionários da Codemar doam 680 cobertores para o Rio Grande do Sul

Colaboradores da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) também se envolveram na corrente de solidariedade para ajudar o Rio Grande do Sul, que sofreu...

Esquadrilha fará show de acrobacias aéreas com fumaça em Araçatiba no sábado (25)

Como parte da comemoração pelos 210 anos do município de Maricá, a Esquadrilha Céu fará acrobacias e desenhos com fumaça na manhã do próximo...