Handebol de areia se espalha por Maricá: novo núcleo é aberto em Itaipuaçu

Cidade investe na modalidade e cria núcleos de iniciação para alunos de 11 a 16 anos

Conhecida como capital nacional do handebol de praia, Maricá deu mais um passo para incentivar a modalidade na cidade. Nessa quinta-feira (29/02), crianças e adolescentes de 11 a 16 anos começaram as aulas gratuitas no núcleo de iniciação ao handebol, no Barroco, em Itaipuaçu.  

É o segundo núcleo aberto na cidade. O primeiro foi na Barra, que já está funcionando. E mais três vêm aí: Flamengo (a partir de 6/3), Parque Nanci (a partir de 8/3) e Orla do Marine (a partir de 13/3). As inscrições podem ser feitas a partir dessas datas em cada núcleo.

Na estreia das aulas no Barroco, estudantes da Escola Municipal Professor Ataliba de Macedo Domingues conheceram a modalidade.

João Luciano, de 11 anos, aluno do núcleo de handebol de praia de Itaipuaçu Foto: Leonardo Fonseca

O pequeno João Luciano, de 11 anos, é um dos alunos do núcleo de iniciação em Itaipuaçu. Ele, que já fez a modalidade de quadra, estava superanimado ao ter o primeiro contato com o handebol de praia.

“O handebol é um amor na minha vida, não sei nem explicar. Me sinto muito feliz de ter a oportunidade de fazer esse esporte novamente. Achei mais confortável jogar o de praia, devido à areia e a estar descalço. Estou animado, me senti muito bem jogando”, contou João.

Futuros atletas

Segundo a mãe de João, Aline Cortez, o núcleo de iniciação é importante para estimular o esporte na vida das crianças, além de fazer com que elas saiam de casa e da frente das telas.

“Se as aulas fossem pagas, infelizmente, eu não poderia colocar o João. Por isso, assim que soubemos do projeto, fizemos a inscrição. Ele tem um amor grande pelo esporte e já me disse que pensa, futuramente, em ser um atleta da modalidade para participar do time de Maricá”, confessou Aline.  

Foto: Leonardo Fonseca

O professor Caique Matos, responsável pelas aulas de handebol de praia no Barroco, acredita que os pequenos podem se tornar atletas maricaenses representando a seleção brasileira em competições internas e externas.

“Por ser uma modalidade nova, as crianças têm muita curiosidade. Nós estamos aqui para mostrar como funciona. Eles estão bem animados para treinar e conhecer mais do handebol de praia”, afirmou Caique.

O professor Caique Matos Foto: Leonardo Fonseca

O programa é uma parceria da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), com  a Secretaria de Esporte e Lazer do município e a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb).

Olimpíadas

O handebol de praia busca entrar nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028. Um passo importante para isso será dado em julho deste ano, na Olimpíada de Paris, com um torneio de exibição do handebol de praia.

“Estamos tendo a oportunidade de estar como exibição nas Olimpíadas este ano. Então, se torna ainda mais importante as crianças estarem conhecendo essa modalidade que, se tudo der certo, será olímpica”, explicou o professor Caique Matos.

Endereços dos núcleos

Foto: Leonardo Fonseca

Barra de Maricá – Rua João Joaquim da Costa, QD 26 LT 4

Itaipuaçu (Barroco) – R. Acácias, 655 – Itaipuaçu

Parque Nanci- Rua Beija-Flor

Orla Marine – Rua Moacir Correia, S/n, Bairro: São José do Imbassai.

Flamengo (praça Linear) – Rua Uirapurús- Flamengo.

Programas

Notícias

Maior evento de games do Rio de Janeiro é aberto com dezenas de atrações...

Maricá Games tem jogos, oficinas, competições, cosplay e mesas redondas com importantes nomes do mercado O maior evento de jogos eletrônicos do Rio de Janeiro...

Aviso de pauta: Maricá abre a maior feira de games do Rio de Janeiro...

A terceira edição do Maricá Games será aberta nesta sexta-feira (19), às 10h, na arena montada na Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu. Serão dez...

De simulador de Fórmula 1 a concurso de cosplay: veja as atrações do Maricá...

Evento começa nesta sexta-feira (19). Programação já está no site oficialFalta pouco para iniciar, em Maricá, uma jornada com diversas atrações de jogos e...