Apoio à modalidade, às suas competições e ao planejamento desde 2022 para tornar Maricá a capital nacional do handebol de praia, através da realização de campeonatos estaduais, nacionais e internacionais, em parceria com a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, aliados à Secretaria Municipal de Educação, que faz a ponte com os alunos da rede facilitando sua participação nos eventos e nas oficinas e clínicas do handebol de praia.
Em busca de novos talentos em Maricá, foram criados cinco núcleos de iniciação da modalidade que oferecem aulas do esporte gratuitamente: Barra de Maricá, Itaipuaçu (Barroco), Parque Nanci, Orla Marine e Flamengo (Praça Linear). A cidade também é utilizada nas semanas de treinamento da equipe brasileira, antes de grandes competições, e já recebeu a seleção do Canadá.
Em 2024, o terceiro ano de competições da modalidade em Maricá, a cidade recebeu o Global Tour, também organizado pela Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), em parceria com a Confederação Brasileira de Handebol (CBhb). Participaram da competição as seleções de Brasil, Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Porto Rico, Portugal, Qatar e Uruguai. Todos os jogos foram transmitidos ao vivo pelo canal do CBhb no YouTube.
As seleções brasileiras masculina e feminina foram as campeãs da primeira etapa do circuito internacional de handebol de areia, o Global Tour, que terminou em maio de 2024, na arena montada na Barra de Maricá. Os homens venceram a Alemanha e as mulheres derrotaram a Argentina, ambos os jogos pelo placar de 2 sets a 0. Houve, ainda, disputas pelo terceiro lugar, vencidas por Uruguai (no feminino) e Argentina (no masculino).