Heliponto do Hospital Che Guevara é usado pela primeira vez e salva vida de vítima de acidente

Local será oficialmente inaugurado na sexta-feira (5/7) para acelerar resgates e transplantes

Uma aeronave do Corpo de Bombeiros pousou, na tarde desta quinta-feira (4), no heliponto do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara. A equipe levou um motorista de caminhão que sofreu um acidente de trânsito em Jaconé para ser atendido no setor de trauma do hospital.  O helicóptero agilizou o socorro da vítima, que havia ficado preso nas ferragens do veículo.

A inauguração oficial do espaço vai acontecer nesta sexta-feira (5), às 15h30. Operado pelo Aeroporto de Maricá, o heliponto possui 1.000m² e terá a capacidade de receber até a aeronave Sikorsky S-92, maior helicóptero em atividade no Brasil.  

Foto de divulgação

“Eu sabia que Che Guevara estava inaugurando um heliponto. Entrei em contato e recebemos o ok para usar. É um heliponto bem tranquilo de pousar”, diz a  major médica Glauce, que atuou no resgate. “Fiquei superfeliz com a estrutura que está na área externa do hospital. A emergência também nos recebeu muito bem. Atuaram prontamente e fiquei muito feliz com o atendimento”, acrescentou.

Para a diretora geral do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, Simone Maeso, o Che vai  atender a uma demanda reprimida da região.

“Acredito que teremos uma alta demanda de aeronaves do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ), que dão velocidade ao atendimento grave”, observa Simone, que também é bombeira e fez o contato com o Centro de Operações de Atendimento Pré-hospitalar dos Bombeiros para saber detalhes do caso. Antes, os bombeiros ligaram para o setor de trauma do Che para fazerem a solicitação.

Foto de divulgação

Vítima já teve alta

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o homem, de 30 anos,  vítima de acidente com caminhão em Jaconé, primeiro a usar o Heliponto do Che, em parceria com a Codemar, chegou lúcido, orientado e passou por exames de imagens que não constataram lesões graves. Ele foi medicado, suturado e liberado.

Salvar vidas

O principal objetivo do local é salvar mais vidas e oferecer maior agilidade no transporte de órgãos, ajudando quem está na fila de espera.  O heliponto vai atender toda rede de resgate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros e Táxi Aéreo, este último para resgatar trabalhadores das plataformas de petróleo, caso haja necessidade.

O heliponto é uma iniciativa da Prefeitura de Maricá, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Serviços de Obras de Maricá (Somar) e Secretaria Municipal de Saúde.

Serviço

Data: Sexta-feira (5/7), às 15h30
Local: Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara – Rodovia Amaral Peixoto, 9 – São José de Imbassaí

Programas

Notícias

Núcleo de Iniciação de Handebol de Praia é um dos sucessos da Arena da...

Espaço conta com treinamentos e aulas para crianças e jovens, que aproveitam as férias escolares para frequentar ainda mais O handebol de praia foi um...

Codemar apresenta projetos e troca informações sobre cooperativismo com instituição espanhola

Companhia pode aplicar conhecimentos da Fundação Mundukide na melhoria das formas de coletivização do trabalho em Maricá A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) recebeu...

Dia de campo com workshop e tomates especiais na Fazenda Joaquín Piñero

Encontro teve participação do chef italiano Bruno Marasco ensinando receita tradicional da Itália Setenta pessoas participaram do Dia de Campo e Degustação de Pratos com...