Horta comunitária do Manu Manuela gera renda extra e felicidade para as famílias, diz presidente da Codemar

Hamilton Lacerda participou de entrega de termos permissionários aos agricultores do local, neste sábado (20/05)

Durante a entrega de termos permissionários aos agricultores da Horta Comunitária do Manu Manuela, neste sábado (20), o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Hamilton Lacerda, afirmou que a iniciativa de ter uma área pública para o plantio de diversos produtos agroecológicos estimula a economia solidária e contribui para o desenvolvimento econômico do município.

“Os trabalhadores e trabalhadoras aqui se organizaram e reivindicaram algumas áreas públicas para fazer uma grande horta comunitária. A Codemar, por ser detentora da gestão pública dessas áreas, fez questão de participar desse processo”, disse Hamilton Lacerda.

O presidente da Codemar acrescentou que, além de ser um bairro agradável, o Manu Manuela, tem uma comunidade organizada e preocupada com a ecologia e com o meio ambiente.

Lacerda disse ainda que o objetivo é intensificar o projeto, aumentando a área e os recursos destinados. Segundo ele, é fundamental a integração com as universidades para criar uma nova cultura de alimentação saudável, sem agrotóxicos.

“Entendemos a grandeza desse projeto para a Codemar, para Maricá, para o Rio de Janeiro e para o Brasil. Essa atividade está completamente de acordo com a missão da Codemar e tem gerado não apenas renda extra para as famílias, mas também felicidade”, enfatizou.

Segundo o presidente, existe uma integração no espaço onde as pessoas moram, vivem e convivem. “Isso é o mais importante que podemos almejar: trazer o desenvolvimento econômico e, ao mesmo tempo, felicidade às pessoas.”

Entrega dos termos é coroação do projeto

Além dos permissionários e do presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, estiveram presente na entrega os vereadores Julio Carolino e Hadesh; a secretária interina de Agricultura, Pecuária e Pesca, Mariana Principe; o diretor de Economia Solidária e Responsabilidade Social da Codemar, Eugênio Soares; a presidente do Banco Mumbuca, Manuela Mello; a presidente da Associação de Moradores do Manu Manoela, Tainá Vila Real; e o representante dos permissionários responsáveis pelo plantio dos lotes da Horta Comunitária do Manu Manuela, Edvaldo Martiniano da Silva.

Ao todo, 29 permissionários receberam o termo na manhã neste sábado. Edvaldo Martiniano da Silva foi um deles e afirmou que a entrega do documento é uma coroação do projeto.

“Temos já o título de produtor rural, mas é importante termos também o termo de permissão para utilizar a terra. Durante a criação da horta, tivemos algumas inundações, mas não desistimos. Contamos com o apoio do poder público, das secretarias de Agricultura, Pecuária e Pesca, de Economia Solidária, da Codemar e de outros órgãos. Voltamos com mais afinco para as hortas. Temos que dar parabéns a todos os agricultores que ficam lá dentro, com suas enxadas e que fazem esse projeto se tornar realidade”, disse Martiniano.

Economia e saúde

Para o diretor de Economia Solidária e Responsabilidade Social da Codemar, Eugênio Soares, o projeto da horta comunitária do Manu Manuela é importante para a economia e também para a saúde alimentar, já que os produtos não possuem agrotóxicos.

“Nós estamos aqui, pela Codemar, desenvolvendo esse projeto há algum tempo e agora entramos nesse momento. Naturalmente, é um processo de mais segurança para eles que estão trabalhando o desenvolvimento econômico nessas terras. O resultado é uma geração de trabalho e renda, mas também um aspecto de respeito à natureza, uma alimentação mais saudável. Estamos na semana do aniversário de Maricá e essa é mais uma entrega da Codemar, com a orientação do prefeito Fabiano Horta e do presidente da Codemar, Hamilton Lacerda”, finalizou Soares.

Programas

Notícias

Casa Darcy Ribeiro recebe visita de grupos de crianças durante as férias escolares

Projeto “Conhecer” estimula que pequenos conheçam acervo do antropólogo com brincadeiras e atividades lúdicas Durante as férias escolares, o Museu Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho,...

Maricá recebe festival de férias de handebol de praia e modalidade surpreende alunos

A cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, recebe até a próxima sexta-feira (26) um festival de handebol de praia promovido...

Núcleo de Iniciação de Handebol de Praia é um dos sucessos da Arena da...

Espaço conta com treinamentos e aulas para crianças e jovens, que aproveitam as férias escolares para frequentar ainda mais O handebol de praia foi um...