Inova Agroecologia Maricá realiza cursos de adubação orgânica e segurança no campo

Encontros têm objetivo de capacitar produtores rurais e interessados nos assuntos

Adubos orgânicos e segurança no campo foram os temas dos cursos do Inova Agroecologia Maricá, na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado. O Inova é uma parceria Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), por meio da Biotec Maricá, com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Participantes do curso de adubação orgânica do Inova Foto: Paulo Ávila

Cerca de 25 pessoas participaram do curso “Adubação Orgânica”, na parte da manhã, que contou com uma atividade teórica sobre adubos orgânicos desde a parte fundamental básica, fertilidade do solo, nutrição de plantas, tipos de fertilizantes e muito mais.

A parte teórica foi ministrada pelo engenheiro agrônomo do Inova Agroecologia, William Pereira. Segundo ele, o objetivo é fazer com que os produtores e interessados no assunto entendam a importância da qualidade dos solos, da nutrição das plantas, e da necessidade de corrigi-lo, caso seja necessário, complementar os nutrientes, para um bom trabalho.

O engenheiro agrônomo explicou que um dos propósitos do projeto é prospectar as matérias-primas que existem em Maricá para que possam virar produção de adubos orgânicos. “Então, tivemos um trabalho que envolveu uma equipe que foi prospectando esse material, levamos para nossa unidade lá em Campos e, a partir da produção desses compostos, fizemos experimentos para validar esses produtos”, analisou.

Aula teórica do curso de adubação orgânica do Inova Agroecologia Foto: Paulo Ávila

“No curso de adubação orgânica nós estamos explicando a base disso, desde o início até chegar na parte da produção dos compostos orgânicos. Além disso, trouxemos as amostras desses produtos, para os participantes já verem o efeito aplicado em plantas, como alface, arroz, soja e milho”, acrescentou.

Adubo orgânico na prática

Em seguida, os presentes fizeram uma prática de produção orgânica de Bokashi, um adubo orgânico muito utilizado na produção de hortaliças e de plantas ornamentais, que pode melhorar a qualidade da produção de plantas.

Aula prática do curso de adubação orgânica Foto: Paulo Ávila

“O bokashi é um adubo orgânico muito utilizado na agricultura orgânica. É importante mostrarmos na prática como fazer porque, assim, quem está participando do curso fixa conhecimento que tivemos na teoria. Além disso, eles conseguem ver as técnicas para a produção e tirar dúvidas”, afirmou o engenheiro agrônomo do Inova Antonio Amorim, responsável pela aula prática.

A chef de cozinha Olga Ruas participou do curso de adubação orgânica porque está começando a produção de alimentos orgânicos em sua casa com a intenção de utilizá-los em suas receitas. Para ela, foi interessante o fato do curso ter ensinado desde o básico para quem não tem prática.

Quem participou do curso aprendeu a fazer o bokashi Foto: Paulo Ávila

“Estou fazendo uma horta, já tenho alguns alimentos, como cebolinha, coentro, couve, hortelã. Mas, nem todos estão vingando. Por isso, participar desses cursos me ajudam a entender como melhorar na parte de crescimento, de produção, de controle de pragas e de adubação natural”, analisou.

Segurança no Campo

Na parte da tarde, os produtores também participaram do curso de Segurança no Campo, ministrado pelo engenheiro agrônomo Tamys Fernandes. De acordo com o profissional, a segurança no trabalho rural é fundamental para a prevenção de acidentes, pois o trabalhador está exposto a vários riscos como, por exemplo, os agrotóxicos presentes na agricultura.

“Por isso, o curso aborda como realizar a monitoração desses riscos e exigir a responsabilidade do empregador, bem como eliminar riscos prejudiciais à vida de funcionários e terceiros e aplicar equipamentos de proteção”, finalizou.

Programas

Notícias

Núcleo de Iniciação de Handebol de Praia é um dos sucessos da Arena da...

Espaço conta com treinamentos e aulas para crianças e jovens, que aproveitam as férias escolares para frequentar ainda mais O handebol de praia foi um...

Codemar apresenta projetos e troca informações sobre cooperativismo com instituição espanhola

Companhia pode aplicar conhecimentos da Fundação Mundukide na melhoria das formas de coletivização do trabalho em Maricá A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) recebeu...

Dia de campo com workshop e tomates especiais na Fazenda Joaquín Piñero

Encontro teve participação do chef italiano Bruno Marasco ensinando receita tradicional da Itália Setenta pessoas participaram do Dia de Campo e Degustação de Pratos com...