Inova Agroecologia realiza Dia de Campo de tomates gourmet coloridos neste sábado (10)

Cultivo orgânico visa disseminar novas variedades entre os agricultores locais

A primeira colheita de tomates gourmet plantados em março deste ano na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, será realizada neste sábado (10) no Dia de Campo promovido pela equipe do Inova Agroecologia Maricá. A ideia é que agricultores do município conheçam o projeto que faz parte de um trabalho para inserir novos tipos do fruto, com alto valor agregado, e disseminar o cultivo entre os agricultores locais.

Tomates brancos na lavoura da Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado. Foto: Paulo Ávila

O Inova é uma parceria da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), por meio da Biotec Maricá, com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Os cultivos são totalmente orgânicos, sem uso de qualquer agrotóxico ou práticas que possam causar danos ao meio ambiente. As variedades cultivadas também não são transgênicas (nem o azul), mas fruto de melhoramentos e seleção. No dia da colheita, será realizado uma apresentação a produtores rurais interessados nos cultivos.

“Plantamos  35 tipos de tomates diferentes que foram selecionados por mim, na minha experiência de 20 anos de cultivo, e vamos testar, desses, os que vão se sair melhor. Ao todo, na universidade, temos um banco de 700 tipos. Optamos por trazer aqui variedades que agreguem valor principalmente por conta das cores e dos sabores. Teremos de tomates brancos até os mais novos, azuis, que estão tendo muita demanda. Estamos introduzindo novas variedades, técnicas de produção e vamos oferecer cursos a produtores”, explica o professor Antônio Carlos Abboud, um dos coordenadores do Inova Agroecologia Maricá.

Além de cores diferentes, algumas variedades têm formatos especiais. Foto: Paulo Ávila

Serviço

Dia de Campo: Tomates especiais
10 de junho de 2023 (sábado)
8h30h às 10h30 e 14h às 16h

Endereço: Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado – Maricá. Para chegar, basta acessar a RJ-106, em direção à Av. Central. Logo após, dobrar à direita, antes da Capela de São Jorge.

Programas

Notícias

Tire suas dúvidas sobre o Voa Maricá

Como são feitos os voos? As operações do Voa Maricá são realizadas com a aeronave Cessna Grand Caravan, que oferece conforto e segurança aos viajantes...

Funcionários da Codemar doam 680 cobertores para o Rio Grande do Sul

Colaboradores da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) também se envolveram na corrente de solidariedade para ajudar o Rio Grande do Sul, que sofreu...

Esquadrilha fará show de acrobacias aéreas com fumaça em Araçatiba no sábado (25)

Como parte da comemoração pelos 210 anos do município de Maricá, a Esquadrilha Céu fará acrobacias e desenhos com fumaça na manhã do próximo...