Inova realiza curso de arranjos de flores tropicais

Projeto incentiva cultivo tropical na cidade

Arranjos com variedades de folhagens, flores e frutos tropicais foram tema nesta sexta feira (26) da oficina de arranjos com flores tropicais realizada pelo projeto Inova Agroecologia na praça Agroecológica de Araçatiba, em celebração pelos 209 anos de Maricá.

No Brasil, o mercado de flores e plantas ornamentais vem crescendo anualmente e o projeto Inova Agroecologia criou estratégias para o desenvolvimento de arranjos produtivos da floricultura em Maricá, buscando a geração de trabalho, aumento de renda e melhor qualidade dos empreendimentos rurais ligados à agricultura familiar.

O Inova é uma parceria da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), por meio da Biotec Maricá, com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A oficina foi realizada pelo engenheiro agrônomo e professor João Araújo, da UFRRJ campus Seropédica, e um dos coordenadores do projeto.

“Esse é um nicho de mercado que estamos trazendo pra Maricá, implantamos os cultivos dessas folhagens e flores na Fazenda Pública Joaquim Piñero, no Espraiado, e aqui estamos preparando os recursos humanos, ou seja, os agricultores e as pessoas interessadas nesse seguimento de arranjos de flores e a partir daí dar possibilidade dessas pessoas desenvolverem negócios com esses arranjos”, disse.

“Temos uma grande demanda na cidade para decoração de restaurantes, pousadas e eventos. É importante destacar que muitas das flores utilizadas em decorações atualmente, como as rosas, têm safra. As flores tropicais são anuais, então a gente consegue ter colheitas independentemente das safras, então isso traz uma possibilidade de renda muito interessante”, acrescentou Araújo.

Plantas como estrelícias, helicônia pêndula e rostrata, além do sorvetão e urucum, formaram belos arranjos em meio a folhagens, finalizados em recipientes naturais como bambu, coco, fruto de sapucaia e cabaça.

Moradora de Cordeirinho, a funcionária pública Cléo Lucindo, 59 anos, trabalhou por 18 anos em uma empresa de navegação que fornecia flores e arranjos para eventos a bordo, incluindo diversas embarcações que atracavam em Copacabana para o réveillon.

“Flores acalmam nosso coração e a alma. Enfeitar a casa com arranjos é de família! Além de mim, todos os meus irmãos enfeitam as residências quando recebem visitas e em datas comemorativas”, contou.

Programas

Notícias

Carregadores para carros 100% elétricos são instalados em Maricá

Equipamento é iniciativa do Maricá Rotativo e está disponível na Orla de Itaipuaçu e no aeroporto municipal, no Centro Parar em estacionamento público e ainda...

Codemar promove ação pela Semana do Meio Ambiente na próxima segunda-feira (03/06)

A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) vai promover uma ação a seus colaboradores para falar sobre sustentabilidade, reciclagem e boas práticas, na próxima...

ADM Maricá e Niterói Rugby vencem 1ª etapa do Circuito Carioca de handebol de...

A cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, sediou neste domingo (26) a 1ª etapa do Circuito Mundial de handebol de...