Já está no ar o Compre.Rio: plataforma de vendas lançada pela Prefeitura do Rio e pela Codemar

Marketplace solidário e sem taxas vai beneficiar empreendedores

A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou, nesta quinta-feira (28/03), uma plataforma de vendas com pegada social para pequenos empreendedores. O Compre.Rio (https://compre.rio/) é fruto de um acordo de cooperação técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário do Rio de Janeiro com a Prefeitura de Maricá por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

A cerimônia de lançamento aconteceu no Palácio da Cidade, em Botafogo. Para o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o Compre.Rio é uma revolução, já que os empreendedores não precisarão pagar taxas.

Foto: Leonardo Fonseca

“Uma oportunidade que vai permitir que essa desintermediação de fato aconteça para quando o pequeno empreendedor for vender seu produto sem deixar 15, 20 ou 30% de taxas”, destacou.

O deputado federal Washington Quaquá afirmou que “a nova economia, a economia das pessoas, a economia das famílias, a economia que incorpora a gente, tem que ser incentivada pelo poder público”, apontou.

O presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, celebrou a parceria do lançamento do marketplace criado em Maricá. “É uma honra estar participando desse golaço que a Prefeitura do Rio está fazendo, lançando uma ferramenta moderna e inovadora que vai atender a economia solidária para aqueles que enfrentam as barreiras das grandes ferramentas de marketplace”.

Ampliação de oportunidades

O secretário de Desenvolvimento Econômico Solidário do Rio de Janeiro e vice-prefeito licenciado de Maricá, Diego Zeidan, destacou o trabalho em busca de ampliação de mais oportunidades para os empreendedores, artesãos, produtores rurais e pescadores.

Foto: Leonardo Fonseca

“Esse é um sistema que não vai trazer a margem de lucro para grandes empresas e grandes negócios. A gente vai trazer mais oportunidades para que o empreendedor possa comercializar e possuir bons produtos”, disse.

A plataforma conta com parceria dos Correios para entrega em todo país e internacionalmente. “Um projeto local, como a logística internacional. Essa missão também é integrar todos os pontos do país, com essa plataforma dinâmica dentro dos padrões de mercado e a custo zero”, pontuou o superintendente dos Correios, Paulo Penha.

Novos negócios chegando

A plataforma vai ajudar a comercializar produtos de artesãos, agricultores e pescadores que possuem cadastro na economia solidária do Rio.

Foto: Leonardo Fonseca

Amália Mendonça é artesã e será uma das empreendedoras que vão expor seus produtos no Compre.Rio. Moradora da Penha, ela produz com costura artigos de mesa posta e está na expectativa de já iniciar suas vendas em novo espaço.

“Eu estou achando incrível essa oportunidade. Quem é artesão sabe o esforço que é para expor os seus produtos, além de proporcionar experiências ao seu cliente. Estou na expectativa que essa plataforma vai ajudar muito a gente”, comentou.

É de Maricá

A Codemar é responsável pelo desenvolvimento e propriedade da plataforma, oferecendo todo o suporte tecnológico necessário. O objetivo principal é proporcionar uma plataforma digital que permita a exposição e a venda dos produtos para um público mais amplo. O Compre.Rio vai contribuir para a ampliação de oportunidades de renda, acesso a novos mercados e desenvolvimento econômico.

Foto: Leonardo Fonseca

“Um dia muito especial. Estamos muito felizes com esse lançamento e vamos continuar avançando nessa iniciativa. É o nosso primeiro lançamento de muitos fora de Maricá e a gente quer levar isso para os diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro e fora dele, buscando fortalecer ainda mais o nosso estado e o nosso país”, destacou o diretor de Tecnologia e Inovação da Codemar, Pedro Mota Di Filippo.

O prefeito Eduardo Paes comentou que outro projeto inspirado no sucesso de Maricá vai chegar aos cariocas: a moeda social Carioquinha.

“Em breve a secretaria estará lançando mais uma iniciativa importante que é
a moeda social Carioquinha. Um projeto que está na Câmara dos Vereadores para aprovação”, disse.

Programas

Notícias

Maior evento de games do Rio de Janeiro é aberto com dezenas de atrações...

Maricá Games tem jogos, oficinas, competições, cosplay e mesas redondas com importantes nomes do mercado O maior evento de jogos eletrônicos do Rio de Janeiro...

Aviso de pauta: Maricá abre a maior feira de games do Rio de Janeiro...

A terceira edição do Maricá Games será aberta nesta sexta-feira (19), às 10h, na arena montada na Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu. Serão dez...

De simulador de Fórmula 1 a concurso de cosplay: veja as atrações do Maricá...

Evento começa nesta sexta-feira (19). Programação já está no site oficialFalta pouco para iniciar, em Maricá, uma jornada com diversas atrações de jogos e...