Literatura, esporte e ecoturismo marcam o mês de setembro em Maricá

Agenda de eventos tem a Festa Literária de Maricá e o Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco

Maricá tem agenda cheia no mês de setembro com eventos que contemplam esportes, arte, cultura e ecoturismo, entre outros. Três atividades são destacadas: o 49º Campeonato Brasileiro Outdoor Open de Tiro com Arco, a FLIM – Festa Literária de Maricá e a Expo Valley. A FLIM já confirmou nomes como poeta angolano Ondjaki, Ana Botafogo, Nei Lopes, Frei Betto, Luiz Antônio Simas e outros importantes representantes da nossa cultura. 

Além dos eventos centrais, os maricaenses e turistas poderão aproveitar mais uma etapa do Circuito de Pesca de Maricá, o passeio ciclístico Bike Night, nova edição do Curta Itaocaia e a 3ª Exposição de Carros Antigos de Itaipuaçu. Confira o calendário:  

01 a 03/09 – Festival de Frutos do Mar – O evento, realizado na Orla de Bambuí, tem uma programação recheada de gastronomia de alta qualidade, representantes do Polo Cervejeiro, apresentações musicais e espaço kids. A entrada é gratuita.

01 a 03/09 – Bailar in Fest – A dança, de clássica a contemporânea, poderá ser apreciada na Praça Tiradentes, em Araçatiba, de sexta-feira a domingo. Se apresentam bailarinos de diversas companhias de Maricá e outras cidades.

02/09 – Feira da Agricultura Familiar – Legumes, frutas e verduras bem frescas e preparadas com muita responsabilidade social na Praça Agroecológica de Araçatiba, logo pela manhã.

Curta Itaocaia valoriza a gastronomia local. Foto: Leonardo Fonseca

03/09 – Curta Itaocaia – rodeados de chácaras, sítios e fazenda, o bairro de Itaocaia Valley tem recebido cada vez mais turistas com o evento. E não poderia ser diferente. Além das belezas naturais, os visitantes podem conhecer a música e a gastronomia da região em mais de 10 estabelecimentos participantes. Destaque para a Fazenda Itaocaia, onde é possível fazer visitação e conhecer um pouco da pitoresca história da passagem de Charles Darwin pela região quando ainda estava coletando dados para construir a Teoria da Evolução  das Espécies. A organização é da Secretaria de Promoção e Projetos Especiais e conta com apoio da Codemar.  

03/09 – 5ª Etapa do Circuito de Pesca de Maricá – pescadores maricaenses e de fora, organizados em duplas e equipes, vão se reunir em Itaipuaçu para a nova etapa do circuito de pesca que mobiliza centenas de participantes e outros tantos apreciadores da pesca. O evento é da Coordenadoria de Pesca  e tem parceria da Codemar. Haverá ainda música para não deixar ninguém parado. A etapa acontece na Praia de Itaipuaçu, na altura do Peixão, e vai das 9h às 16h.  

Mais uma etapa do Circuito de Pesca Esportiva de Maricá acontece em setembro, em Itaipuaçu. Foto: Leonardo Fonseca

05/09 – Bike Night – o passeio ciclístico noturno, dessa vez, será em homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física (celebrado no dia 1º) e realizado pela Secretaria de Esporte e Lazer. Esta edição tem parceria do Conselho Regional de Educação Física. O evento é gratuito mas, para participar, é preciso fazer inscrição pelo e-mail  bikenight.esportemarica@gmail.com informando nome, número de documento (RG ou CPF) e telefone até as 12h do dia do passeio. Os 100 primeiros inscritos ganham camisa do evento. A concentração está marcada para 18h na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.  

11/09 – Pré-FLIM – A Conferência Pré-Festa Literária de Maricá vai acontecer com o grande pensador Leandro Karnal. No Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel Brizola, em Itaipuaçu, às 18h.

14 a 17/09 – Expo Valley – a proposta é apresentar um novo roteiro de turismo rural para a cidade, com atrações musicais, gastronômicas e de recreação e lazer em Itaocaia Valley, na região de Itaipuaçu e com duração maior que o Curta Itaocaia. Os eventos vão, diariamente, das 14h às 22h, com opções para toda a família. O evento é da Secretaria de Promoção e Projetos Especiais e da Codemar. Endereço: Avenida Vereadora Romilda Nunes, s/n, Itaocaia Valley.  

A Fazenda Itaocaia, repleta de histórias, é uma das atrações da Expo Valley. Foto: Leonardo Fonseca

19/09 a 01/10 – FLIM, a Festa Literária de Maricá – pelo segundo ano consecutivo, a FLIM será realizada em Itaipuaçu, um dos bairros mais populosos da cidade. Estudantes, amantes da literatura e autores se reunirão na Praça dos Gaviões para o evento, realizado pela Secretaria de Educação.  Além do renomado poeta angolano Ondjaki, já confirmaram presença Ana Botafogo, Nei Lopes, Frei Betto, Luiz Antônio Simas, Hélio de La Peña, Sônia Rosa, Maria Chocolate, Roger Mello, Israel Neto, pastor Ed Renê e outros importantes representantes da nossa cultura. 

23 e 24/09 – 3ª Exposição de Carros Antigos de Itaipuaçu – quem passar pela Orla de Itaipuaçu no sábado e no domingo poderá fazer uma viagem de volta no tempo. Veículos que marcaram época estarão em exposição para um momento nostálgico dos mais velhos e um banho de informação para as gerações mais recentes. O evento tem ainda apresentações musicais e muita gastronomia.  

25 a 30/09 – 49º Campeonato Brasileiro Outdoor Open de Tiro com Arco – O campeonato é promovido pela Confederação Brasileira de Tiro com Arco com apoio da Prefeitura de Maricá, parceria do Comitê Olímpico Brasileiro e apoio do Comitê Brasileiro de Clubes. A disputa será nas categorias e classes individual, recurvo feminino e masculino, composto feminino e masculino, barebow feminino e masculino, equipes e duplas mistas. A competição é aberta ao público e acontece no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTArco), na Rua Ivone dos Santos Cardoso, 340, Itapeba, Maricá.

Programas

Notícias

Estande da Codemar atrai público interessado em Economia Criativa, Sustentabilidade e outros assuntos, no...

Além dos painéis, óculos de realidade virtual com projetos da companhia e Programa Lagoa Viva chamaram a atenção de quem visitou o evento   Painéis...

Painéis sobre Fundo de Investimento Imobiliário e o impacto econômico da cadeia solidária atraem...

Projeto Lagoa Viva também mostra evolução na revitalização das lagoas e canais da cidade com participação de seus pesquisadores Novas oportunidades para investidores em Maricá...

Com painéis e lançamento, estande da Codemar agita Expo Maricá

Confira a programação dos painéis até sábado A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) é uma das parceiras e está apresentando projetos e iniciativas na...