Projeto Inova Agroecologia da Codemar e UFRRJ desempenha um papel crucial no apoio à Associação de Agricultores do Caju
Para garantir uma produção de bananas de qualidade e um desenvolvimento saudável da planta, o manejo inicia com a desbrota da bananeira, uma prática fundamental. O processo, que consiste na remoção dos brotos laterais que surgem ao redor da planta principal, permite que ela concentre suas energias na produção de bananas. Esta e outras técnicas foram ensinadas na prática, na quinta-feira (20/02), aos agricultores que atuam na Associação de Agricultores do Caju, por engenheiros agrônomos do Inova Agroecologia – parceria da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

O objetivo é que eles aprimorem suas práticas e fortaleçam suas atividades com técnicas como o uso de adubos orgânicos, controle de pragas e a diversificação de culturas, que contribuem para a produção de alimentos mais saudáveis e nutritivos. Entre os tipos de bananas plantadas no local, estão a prata-maçã, prata-mel, d’água, ouro e terra-anã. Todas provenientes de mudas doadas pelo Inova.

“Estamos fazendo uma ação dando continuidade em uma fase mais avançada em relação à cultura da banana. Quando a associação começou sua atuação nessa área que foi cedida pela Codemar, nós participamos desde a preparação do solo e ocupamos esses espaços com diferentes cultivos que seguem o calendário agrícola conforme a estação do ano. Uma vez plantada e desenvolvida a cultura da banana, entramos na fase da frutificação e estamos nos aproximando da colheita dos cachos. Hoje, estamos apresentando as técnicas de manejo da toceira da banana e também da colheita, despenca e preparo das pencas para comercialização”, explica o coordenador e engenheiro agrônomo, João Araújo.
Técnica para elevar padrão de comercialização
Foi apresentada, ainda, uma tecnologia de colheita da banana simples e barata com despenca em tanque de água, uma forma de não manchar ou danificar a banana com uma possível queda durante o corte, de forma que ganhe padrão de comercialização e não perca o valor de mercado. Com um compromisso firme com a preservação do meio ambiente, o projeto, que adota práticas agrícolas ecologicamente corretas promovendo acesso a tecnologias sustentáveis sem a utilização de agrotóxicos, forneceu adubos orgânicos e naturais para a associação, garantindo eficiência para as plantas, solo e meio ambiente.



Segundo o representante da associação, Allan Viegas, o trabalho faz a diferença na economia das pessoas. “Há pelo menos 4 anos, contamos com 20 membros e trabalhamos com o cooperativismo: todos unidos para crescer juntos. Essa parceria nos auxilia na evolução da nossa agricultura. Entre as inúmeras qualidades, recebemos mudas de

melhoramento genético de mandioca de alta produtividade e qualidade. Plantamos e no ano que vem iremos distribuir para outros produtores para que, juntos, possamos ter maior quantidade para entrar no mercado”, explica.
A superintendente da Codemar, Fernanda Garcia, conta que o grupo também recebeu diversos tipos de adubo. “Trouxemos vários tipos de adubos que fornecem nutrientes essenciais para as plantas, como nitrogênio, potássio e fósforo. São eles o fosfato, yoorin, bokashi e torta de mamona, que melhoram a fertilidade do solo, aumentam a produtividade e fortalecem a resistência através de uma agricultura sustentável”, ressalta.
A parceria da Codemar com a UFRRJ promove a produção saudável e sustentável em pequenas propriedades da cidade, principalmente entre cooperativados e agricultores familiares.