Maricá e Banco Palmas mostram experiências com moedas sociais e digitais em Minas Gerais

Codemar representa a cidade e apresenta novas tecnologias sociais e financeiras a estudantes e pesquisadores

Os impactos sociais gerados a partir das moedas sociais e digitais Mumbuca, de Maricá, e Palma, do Banco Palmas, de Fortaleza, ganharam destaque durante evento realizado pela Universidade Federal de Alfenas, em Minas Gerais, no Campus Varginha, em novembro. A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) apresentou experiências bem-sucedidas da política de desenvolvimento local com a moeda social e novas tecnologias.

Foto: divulgação

O superintendente de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Codemar, Danilo Pitarello, que representou a cidade e a companhia, falou sobre a experiência de Maricá na busca pela promoção de uma economia local dinâmica, por meio da criação de aplicativos de serviços.

“A palestra e a aula na Unifal-MG foram uma oportunidade de apresentar novas tecnologias sociais e financeiras a estudantes e pesquisadores. A moeda digital pode ser adotada por municípios como um poderoso instrumento de transformação social e ambiental”, disse.

Foto: divulgação

Pitarello ainda lembrou que no Brasil, os bancos comunitários e as moedas sociais digitais municipais já se difundiram para 15 cidades e seu uso deve se expandir ainda mais com a possibilidade de pagamento do Bolsa Família na moeda local.

O fundador do Banco Palmas, Joaquim Melo, também participou do evento e explicou como foi criar a metodologia das moedas sociais e bancos comunitários no país, desde 1998, na comunidade Palmeira, em Fortaleza-CE.

Metodologia em crescimento

O grupo de pesquisa “Oikos – Desenvolvimento, Sustentabilidade e Políticas Públicas” e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da UNIFAL-MG promoveram o evento “Moedas sociais digitais: os casos da Mumbuca e do Banco Palmas”, com a proposta de apresentar os impactos sociais e ecológicos da utilização da moeda social.

Programas

Notícias

Casa Darcy Ribeiro recebe visita de grupos de crianças durante as férias escolares

Projeto “Conhecer” estimula que pequenos conheçam acervo do antropólogo com brincadeiras e atividades lúdicas Durante as férias escolares, o Museu Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho,...

Maricá recebe festival de férias de handebol de praia e modalidade surpreende alunos

A cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, recebe até a próxima sexta-feira (26) um festival de handebol de praia promovido...

Núcleo de Iniciação de Handebol de Praia é um dos sucessos da Arena da...

Espaço conta com treinamentos e aulas para crianças e jovens, que aproveitam as férias escolares para frequentar ainda mais O handebol de praia foi um...