Maricá Games é lançado e volta à cidade em junho

2 º edição do evento será na Arena da Barra de Maricá

A Prefeitura de Maricá, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), lançou nesta quarta-feira (31) a 2º edição do Maricá Games, um dos maiores eventos do setor no Rio de Janeiro. A jornada imersiva do mundo dos jogos será entre os dias 16 e 25 de junho, de 9h às 20h, na Arena da Barra de Maricá. A entrada é franca.

O anúncio foi feito pela primeira-dama Rosana Horta, pelos secretários José Alexandre (Promoções e Projetos Especiais) e Adriana Costa (Educação), pelo presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, e organizadores do evento.

Foto: Paulo Ávila

“As coisas estão evoluindo e os games já têm participação importante na economia moderna, é um mundo de oportunidades”, disse Hamilton Lacerda se referindo a esse mercado de esportes eletrônicos um dos que mais crescem no mundo e também ajudam no desenvolvimento de habilidades.

O presidente da Codemar disse ainda que games hoje são ferramentas pedagógicas e educacionais que estão presentes no dia a dia das famílias

Entretenimento e conhecimento

O evento totalmente gratuito vai proporcionar entretenimento e disseminação de conhecimento, com diversas atrações como jogos, oficinas, concursos e experiências virtuais e interativas.

“Temos essa cultura de fazer com que a cidade cresça e se desenvolva, criando oportunidades de negócios pra toda cadeia produtiva que alimenta o setor de turismo, que vem crescendo cada vez mais. É um evento que pode entrar para o calendário oficial da cidade e traz oportunidades no setor hoteleiro e gastronômico, além da repercussão em torno da temática”, disse o secretário José Alexandre.

Foto: Paulo Ávila

Mercado promissor

Apenas em 2022, a indústria de games no mundo movimentou US$ 200 bilhões. No Brasil, o mercado de games é um dos que mais crescem. Segundo a Pesquisa Game Brasil 2022, estima-se que 74,5% dos pesquisado no Brasil são adeptos a jogos eletrônicos.

O público poderá participar de atividades na Arena Geek, Arena E-Sports, Espaço Fut, Espaço Fighter, Espaço Family Friendy, alem do espaço de realidade virtual, batalhas de Just Dance, palco KPop e debates sobre gamificação da educação, universo geek, fliperamas e oficina de streamers.

Atrações

Arena Geek- Espaço destinado à realização de oficinas diversas do mundo geek, além de três cosplayers interagindo durante todo período do evento.

-Oficina swordplay arena- Espaço que remete a magia da época medieval, onde os participantes vão duelar com armas de espuma e ainda forjar seu próprio brasão.

-Oficina Espaço da Magia- Espaço temático do bruxo mais famoso do mundo com aulas de magia, chapéu seletor de casas e confecção de poções mágicas.

-Oficina Espaço das estrelas – Espaço com temática da maior franquia intergaláctica. Aulas sobre o uso da força, oficina de papercraft e grande batalha contra stormtroopers

-Oficina streamer/youtube/tiktok- Estúdio com profissional para ensinar a produzir videos para a internet.

Arena E-Sport- Será o ponto principal do evento e contará com equipamentos para gerar experiência gamer profissional para o público de todas as idades, possuindo conteúdo exclusivo para cada uma delas. Além disso, será palco de mesas, onde acontecerão palestras e debates do cenário nacional e internacional do mercado de criação de games e esports.

-E-Sports – O jogo do estilo ‘moba’ mais famoso do mundo trabalha toda a parte de montagem tática e estratégia onde jogador seleciona um campeão e designa sua determinada função. O objetivo do game é derrubar as torres do inimigo e conquistar a vitória. A criatividade é a sua maior arma em uma mistura de estilo e experiência em um cenário global e competitivo. Uma verdadeira batalha ao redor do mundo em diferentes cenários, onde os mapas são feitos sob medida para estratégias de equipe jogadas em jogos de futebol eletrizantes.

Espaço Fut- Espaço destinado a experiência de futebol virtual. Os participantes terão a oportunidade de duelar 1×1 ou 2×2 em jogos de futebol virtual, como Fifa 22, entre outros.

Espaço Fighter- Espaço destinado a experiência em jogos de luta. Os participantes terão a oportunidade de duelar nos mais diversos jogos de luta clássicos, entre outros.

Espaço family friends- Espaço com jogos para toda familia se divertir.

Espaço realidade virtual Espaço futurista com experimentação de games em óculos com realidade virtual em diferentes cenários para experiências.

Just Dance/Palco

-Oficina de K-pop- Será realizado diariamente pela manhã e pela tarde. Aos finais de semana, serão realizados dois grandes concursos de k-pop com outras atividades como quiz e random dance.

Programas

Notícias

Tire suas dúvidas sobre o Voa Maricá

Como são feitos os voos? As operações do Voa Maricá são realizadas com a aeronave Cessna Grand Caravan, que oferece conforto e segurança aos viajantes...

Funcionários da Codemar doam 680 cobertores para o Rio Grande do Sul

Colaboradores da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) também se envolveram na corrente de solidariedade para ajudar o Rio Grande do Sul, que sofreu...

Esquadrilha fará show de acrobacias aéreas com fumaça em Araçatiba no sábado (25)

Como parte da comemoração pelos 210 anos do município de Maricá, a Esquadrilha Céu fará acrobacias e desenhos com fumaça na manhã do próximo...