Maricá Games estreia com simulador de asa delta e jogos multiplayer

A 2º edição do Maricá Games começou com força total nesta sexta-feira (16), na Barra de Maricá. O evento gratuito reúne diversas atrações com equipamentos de última geração e disputas interativas e dinâmicas do mundo geek – pessoas que se interessam por tudo que está relacionado à tecnologia eletrônica.

Foto: Leonardo Fonseca

O evento é uma realização da Prefeitura de Maricá em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

Um dos destaques de inovação e tecnologia foi o simulador de asa delta em realidade virtual. A tecnologia oferece uma experiência radical utilizando os óculos com visão 360º e um colete que levanta o participante e garante a sensação física de um sobrevoo.

“É um evento para todas as idades, todos nós conseguimos aproveitar com as interatividades”, disse Bianca Rosa, 31 anos, moradora do bairro Mumbuca.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, esteve presente e disse que o Maricá Games está se consolidando no calendário da cidade. “Esse é um universo novo da digitalidade, do mundo do entretenimento e dos jogos eletrônicos. Sabemos o quanto isso está presente na vivência da nossa garotada. É um mundo novo, inclusive uma nova economia que surge disso”, afirmou.

O secretário de Governo, João Maurício, com o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, o curador do Maricá Games, Vinicius Verly, o  superintendente de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Codemar, Danilo Pitarello e o secretário de Promoções e Projetos Especiais, Alexandre Almeida Foto: Paulo Ávila

Ele acrescentou que um dos objetivos é construir um diálogo da cidade com esse mundo dos games. “Queremos construir esse imaginário como uma variável importante do desenvolvimento da cidade e da formação das nossas crianças”, argumentou Horta.

Os secretários José Alexandre Almeida, Filipe Dias Bittencourt, Eduardo Bahia, João Maurício e Igor Sardinha com o prefeito Fabiano Horta, o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, o  superintendente de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Codemar, Danilo Pitarello e o curador do Maricá Games, Vinicius Verly Foto: Paulo Ávila

O presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, acompanhou o prefeito e disse que esta edição será um sucesso, assim como a primeira.

“Tenho certeza que a cidade começa a entender que o mundo dos games é algo que vai além de uma atividade de entretenimento”, disse.

O presidente da Codemar, Hamilton Lacerda Foto: Paulo Ávila

Para Lacerda, essa atividade, hoje, gera muitos empregos, cultura, curiosidade e iniciativas econômicas, que abrange desde o vestuário, na comida, nos equipamentos, e também nos acessórios.

Hamilton Lacerda ressaltou ainda que a Secretaria de Educação apoia essa atividade, e todas as crianças e adolescentes podem participar, além dos pais e mães.

“Toda a cidade está conhecendo esse mundo. Os games vieram pra ficar e estão aqui em Maricá”, frisou o presidente da Codemar.

Imersão

No período da tarde, 300 alunos do 7º e 8º ano da Escola Municipal João da Silva Bezerra aproveitaram as atividades do evento como parte da didática de ensino na imersão no mundo dos games.

Experiências

Logo na entrada, a Arena Mario Bros já chama atenção pela coleção de consoles com os principais hardwares das últimas décadas como Mega Drive, Nintendo 64, Dynavision, Atari, Xbox e PS1. É uma imersão nos anos 90 com a experiência de jogar em uma TV de tubo.

Um pouco adiante, crianças e adolescentes se aventuravam na batalha Just Dance, que funciona capturando os movimentos dos jogadores, transformadas em coreografias exibidas no telão de 18 metros quadrados.

Foto: Leonardo Fonseca

Nas Arenas Fight e Fut, jogos multiplayer, criados para que vários jogadores participem simultaneamente de uma mesma partida, fizeram a alegria da garotada com batalhas de luta e futebol nos jogos FIFA 23.

Outra atividade que fez sucesso foi o Beat Saber, jogo eletrônico de ritmo de realidade virtual que se passa em um ambiente surrealista de neon noir e apresenta blocos que representam batidas musicais com um par de sabres coloridos contrastantes.

Programas

Notícias

Casa Darcy Ribeiro recebe visita de grupos de crianças durante as férias escolares

Projeto “Conhecer” estimula que pequenos conheçam acervo do antropólogo com brincadeiras e atividades lúdicas Durante as férias escolares, o Museu Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho,...

Maricá recebe festival de férias de handebol de praia e modalidade surpreende alunos

A cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, recebe até a próxima sexta-feira (26) um festival de handebol de praia promovido...

Núcleo de Iniciação de Handebol de Praia é um dos sucessos da Arena da...

Espaço conta com treinamentos e aulas para crianças e jovens, que aproveitam as férias escolares para frequentar ainda mais O handebol de praia foi um...