Maricá mostra seu potencial em Petrópolis na quarta edição da Worktour

Feira de negócios e turismo é realizada pela Codemar e Prefeitura de Maricá

A cidade de Maricá mostrou suas belezas, forças e potencialidades na 4ª Mostra Maricá de Turismo e Negócios Worktour, realizada em Petrópolis, na Região Serrana, nesta quarta-feira (16). O evento, produzido pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e Prefeitura de Maricá por meio da Secretaria de Promoção e Projetos Especiais, tem a missão de captar oportunidades econômicas para o município. Gestores municipais falaram a uma plateia de empreendedores e membros do governo local.

Hamilton Lacerda, presidente da Codemar, durante apresentação na feira Worktour. Foto: Allan Tavares

O presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, abordou o papel da companhia em desenhar o futuro de Maricá, o que passa por um bom relacionamento com os outros municípios.

“Nós usamos o recurso dos royalties do petróleo para criar um futuro com geração de emprego, desenvolvimento sustentável, distribuição de renda e respeito ao meio ambiente. Mas isso tudo depende também de uma boa relação com os vizinhos”, explicou Lacerda logo no início do seu painel, o primeiro do evento.

Cidade plural

Ainda segundo o presidente da Codemar, Maricá tem uma série de variáveis que destacam o município.

“Temos praia, farol, história, turismo rural e até questões pitorescas, como a visita de Charles Darwin”, completou Lacerda.

Além do eixo turístico, Maricá mostrou outras potencialidades. Destaque para o aeroporto da cidade, focado no mercado offshore.

“Desde o início de agosto, já temos 450 pessoas passando pelo nosso terminal de passageiros todos os dias. Em janeiro, o número de voos vai aumentar para 54 por dia. Isso impacta no turismo, na gastronomia, na hospedagem. E estamos de olho em todos esses eixos”, completou Lacerda.

Participantes

A feira de negócios contou com estandes das principais políticas maricaenses. A Biotec, subsidiária da Codemar para biotecnologia, mostrou projetos de produção sustentável de alimentos e tecnologia de tratamento de resíduos e despoluição. O Tarifa Zero, o programa Renda Básica da Cidadania (RBC) pagos em moeda social Mumbuca, o próprio Banco Mumbuca, o Passaporte Universitário, e as secretarias da Prefeitura de Maricá, além dos parceiros InterTV e a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Rio.

Executivos da Codemar e da Secretaria de Turismo de Maricá participaram da feira. Pedro Mota (diretor da Codemar), Thiago Medina (subsecretário de Turismo) e Hamilton Lacerda (presidente da Codemar). Foto: Allan Tavares

Retrato para o investidor

Políticas sociais como a Tarifa Zero e a moeda Mumbuca prenderam a atenção da plateia, onde estava a secretária de Turismo de Petrópolis, Silvia Guedon.

A secretária municipal de Turismo de Petrópolis participou da feira de negócios e turismo Worktour. Foto: Allan Tavares

“Esta troca de experiência com uma cidade que tem demonstrado uma gestão eficiente é de suma importância. Petrópolis está lançando a sua moeda social e já estamos em contato com Maricá por isso. Daqui sairão certamente negócios e parcerias, frisou Silvia.

Petrópolis em Maricá, e Maricá no mundo

Sílvia Guedon antecipou que a cidade foi convidada a fazer evento semelhante em Maricá e que aceitou a missão:

“Petrópolis estará em Maricá em breve. É realmente um evento importante para o turismo e os negócios”, avaliou.

José Alexandre Almeida, secretário municipal de Promoção e Projetos Especiais de Maricá. Foto: Allan Tavares

O secretário de Promoção e Projetos Especiais de Maricá, José Alexandre Almeida, revelou que as próximas edições do Worktour serão no Sul Fluminense e que já está planejada uma missão em Lisboa, Portugal, em março do ano que vem.

“Maricá tem que surgir como uma opção de investimento. O Worktour é para isso, para mostrar as nossas políticas e nosso potencial em todas as áreas. E eles são muitos. Mostrar para todos a nossa gestão para o futuro”, pontuou José Alexandre.

Turismo

O evento chamou a atenção para as amigas e empreendedoras do turismo Joana D’Arc Gonçalves e Norma Sueli. Ambas são agentes de viagem e guias.

“A receptividade aqui na feira foi fundamental. Além do povo receptivo, conheci muitos projetos que chamam a atenção como a produção agrícola. É um tipo de turismo importante, além dessas belas paisagens”, disse Norma.

A cantora Vivi Serrano: talento de Maricá na música se apresentou na Worktour em Petrópolis. Foto: Allan Tavares

Joana já colocou na agenda a visita à cidade: “Eu ouço todo mundo falar muito bem de lá. Já queria ir tem um tempo, agora, depois do que vi, de janeiro não passa”, decretou a agente de turismo.

Programas

Notícias

Tire suas dúvidas sobre o Voa Maricá

Como são feitos os voos? As operações do Voa Maricá são realizadas com a aeronave Cessna Grand Caravan, que oferece conforto e segurança aos viajantes...

Funcionários da Codemar doam 680 cobertores para o Rio Grande do Sul

Colaboradores da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) também se envolveram na corrente de solidariedade para ajudar o Rio Grande do Sul, que sofreu...

Esquadrilha fará show de acrobacias aéreas com fumaça em Araçatiba no sábado (25)

Como parte da comemoração pelos 210 anos do município de Maricá, a Esquadrilha Céu fará acrobacias e desenhos com fumaça na manhã do próximo...