Maricá recebe delegação da República do Congo em busca de novos modelos e técnicas para produzir alimentos

Pomar do Inova Agroecologia desperta interesse do país africano na luta pela segurança alimentar

Por Marcelle Corrêa

As ações e práticas desenvolvidas pelo Inova Agroecologia Maricá foram apresentadas nesta semana para uma delegação da República do Congo no horto da agrobiodiversidade na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado.

Comitiva da República do Congo visita a Fazenda Joaquín Piñero, no Espraiado. Foto: Marcelle Corrêa

A visita técnica faz parte de projeto promovido pelo Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU no Brasil, em parceria com o Governo da República do Congo, o Governo do Brasil e o United Nations Office for South-South Cooperation (UNOSSC).

“Eles estão extremamente inspirados e motivados pelas realidades que estão vendo aqui, por tantas articulações de políticas públicas, por tantas experiências exitosas que Maricá está conseguindo nos prover’, celebra a Oficial de programas do WFP, Maria Giulia Senesi.

Comitiva da República do Congo visita a Fazenda Joaquín Piñero, no Espraiado. Foto: Marcelle Corrêa

O objetivo do projeto é auxiliar agricultores familiares a acessar os mercados locais do Congo. As estratégias envolvem o fortalecimento institucional de ministérios, treinamento de cooperativas de agricultores e alimentação escolar.

Segundo o diretor geral de Parceria para o Desenvolvimento do Ministério de Plano, Estratégia e Integração Regional do Congo, Aimé Blaise Nitoumbi, a cooperação do município e da universidade para a realização das políticas públicas chamou atenção de todo o grupo.

Comitiva da República do Congo visita a Fazenda Joaquín Piñero, no Espraiado. Foto: Marcelle Corrêa

“Ver a ligação entre o município e as políticas ligadas à segurança alimentar é impressionante. A capacidade da gestão comunitária aqui não é só política mas também técnica, a população se envolve nas questões. Jovens e mulheres também fazem parte do desenvolvimento. Nosso futuro está nas mãos dos jovens e vi isso aqui”, celebra.

O Inova Agroecologia

O passeio pelo pomar do Inova Agroecologia percorreu todo local onde são produzidas diversas variedades de frutas e legumes orgânicos, com o objetivo de disseminar sementes e informações para que agricultores maricaenses produzam os alimentos de alto valor econômico.

A cooperação técnica entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a Codemar desenvolve ações agroecológicas difundindo princípios e práticas agroecológicas e da agricultura orgânica adaptadas às condições da cidade.

Antônio Abboud, da UFRRJ. Foto: Marcelle Corrêa

“É muito importante para nós essa visibilidade internacional através do interesse em nossas tecnologias. É a partir desse tipo de iniciativa que nosso trabalho é difundido. A África é um local que tem todas as características climáticas e sociais para que a gente possa adaptar as mesmas tecnologias”, explica o coordenador do Inova, Antônio Abboud.

A visita foi encerrada com degustação de pitaya de várias qualidades que são produzidas no local. Além do Inova, o grupo visitou outros projetos da cidade, como a a Fábrica de Desidratados Prefeito Édio Muniz, escolas municipais, projeto Cooperar e praça agroecológica.

A ação envolve a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Maricá, o Centro de Excelência Contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (CdE – WFP), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Programas

Notícias

Maior evento de games do Rio de Janeiro é aberto com dezenas de atrações...

Maricá Games tem jogos, oficinas, competições, cosplay e mesas redondas com importantes nomes do mercado O maior evento de jogos eletrônicos do Rio de Janeiro...

Aviso de pauta: Maricá abre a maior feira de games do Rio de Janeiro...

A terceira edição do Maricá Games será aberta nesta sexta-feira (19), às 10h, na arena montada na Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu. Serão dez...

De simulador de Fórmula 1 a concurso de cosplay: veja as atrações do Maricá...

Evento começa nesta sexta-feira (19). Programação já está no site oficialFalta pouco para iniciar, em Maricá, uma jornada com diversas atrações de jogos e...