Mês com eventos para todos os gostos em Maricá

Turismo será incentivado com shows de Roupa Nova, Melim, João Gomes e Ferrugem, além de festivais gastronômicos

O mês de agosto chegou recheado de eventos. Dos 31 dias do período, 11 terão alguma programação especial em Maricá, muitos deles com o apoio da Codemar, como o imperdível Pedacinho do Céu. Em alguns dias, mais de um evento acontecerá. A Festa da Padroeira Nossa Senhora do Amparo tem a programação mais extensa, com apresentações de grandes nomes da música como Roupa Nova, Melim, João Gomes e Ferrugem e eventos religiosos como procissão e shows de artistas católicos.

Espraiado de Portas Abertas é um dos destaques de agosto. Foto de Leonardo Fonseca

Música e vinhos

O primeiro grande evento é o Pedacinho do Céu. Criado pela Codemar, trata-se de um festival de música emoldurado pelo pôr do sol mais bonito do país, na Lagoa de Araçatiba. Os artistas se apresentam num palco flutuante no espelho d’água.

Nesta segunda edição do ano, o evento terá Bossa Nova e muito vinho. O tema Vinhos & Sabores levará degustação e gastronomia para os espectadores. O Pedacinho do Céu acontece de 4 a 6 de agosto no Deque Pôr do Sol, no final da Orla de Araçatiba. Confira a programação completa no fim da matéria.

Ânimo da fé

Agosto é o mês da padroeira de Maricá, Nossa Senhora do Amparo. A festa em honra à mãe de Jesus Cristo vai do dia 11 ao dia 15, quando é realmente celebrado o dia da santa. A programação inclui tanto shows de artistas católicos quanto de cantores seculares. Os religiosos se apresentam na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, ao lado da Igreja Matriz. Os demais farão a festa na Barra de Maricá. Confira a programação completa no fim da matéria.

No dia 27 de agosto, domingo, às 14h, acontece a Marcha para Jesus. O evento será na Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa, s/nº, no Centro.

Pesca

Acontece no dia 5 o tradicional Torneio Pesca com Tarrafa. Os pescadores se reunirão na Barra de Maricá das 9h às 16h com suas redes. A pesca artesanal pretende aproximar o homem da natureza com momentos de competição e lazer. Para animar os competidores será realizada a Roda de Samba do Guerreiro.  

Agricultura

No sábado e no domingo, dias 5 e 6, acontecerá a 5ª Festa do Produtor Rural de Maricá. A programação será no Parque de Exposições do Caju, em Jacaroá, na Rua Luiz Fernando dos Santos Caetano s/nº.  

No sábado a programação começa às 9h, com a atração musical Vitorya Telles subindo no palco às 18h. No domingo a atração musical das 16h é Jorginho Doug; às 18h, Angel assume o palco.

Cultura e gastronomia

No domingo, dia 6, acontece o Espraiado de Portas Abertas. Com apoio da Codemar, o evento leva turismo às propriedades rurais de um dos bairros mais charmosos da cidade. Sítios, fazendas e restaurantes abrem as portas para uma experiência gastronômica e cultural. Ao todo, 20 estabelecimentos participam da atividade que vai de 9h às 17h.

Churrasco faz parte do cardápio do Espraiado de Portas Abertas. Foto de Leonardo Fonseca

De 25 a 27 de agosto acontece o 3º Festival de Frutos do Mar de Maricá. O evento será na Orla de Bambuí e é realizado pela Secretaria de Turismo, Secretaria de Promoção e Projetos Especiais e Coordenadoria de Pesca Esportiva Amadora.  

PROGRAMAÇÃO

Pedacinho do Céu

De 4 a 6 de agosto

Dia 4:  
19h – Quinteto Bossa Nova faz Tributo a Maysa
21h – Ronaldo Valentim e Banda fazem Tributo a Vinícius de Moraes

Dia 5:  
17h – Projeto Pedacinho do Céu toca Chorinho ao Pôr do Sol
19h – Grupo Heróis de Botequim apresentam samba e bossa nova
21h – Regina Benedetti presta Tributo a João Gilberto

Dia 6:
17h – Projeto Pedacinho do Céu toca Chorinho ao Pôr do Sol
18h – Vivi Serrano faz Tributo a Elis Regina
20h – Grupo Heróis de Botequim cantam samba e bossa nova
Todos os dias, workshops sobre vinhos. Inscrições e programação pelo site https://festivalpedacinhodoceu.com.br

Festa da Padroeira Nossa Senhora do Amparo

Programação secular
Barra de Maricá (Avenida João Saldanha)

*11/08 – Sexta-feira
19h30 – Jorginho Doug
21h00 – Jô Borges
22h30 – Roupa Nova
00h30 – Marcos Santos

*12/08 – Sábado
19h30 – Tô Kerendo
21h00 – Rafael Caçula
22h30 – Melim
00h30 – Maiara Coboski

*13/08 – Domingo
19h30 – Moniquinha Ângelo
21h00 – Bruna Mandz
22h30 – João Gomes
00h30 – Grupo Oh Sorte

*14/08 – Segunda -feira
20h00 – Lara Zuzarte
22h30 – Ferrugem
00h30 – Léo Lima  

Programação religiosa
Centro (Praça Orlando de Barros Pimentel)

*12/08 – Sábado
20h30 – Dudu Amaral

*13/08 – Domingo
20h30 – Coral Desperta

*14/08 – Segunda-feira
20h30 – Banda Dom

*15/08 – Terça-feira
20h30 – Dunga

Igreja Matriz

Novena de 6 a 14/08, às 19h
No dia 15, missas às 8h, 10h e 16h (solene com procissão)  

Programas

Notícias

Crescimento do Aeroporto de Maricá cria empregos, movimenta pousadas e gira economia da região

“Eu não tinha experiência no setor, mas enviei meu currículo e consegui a vaga de auxiliar de pista” O aumento das operações do Aeroporto de...

Maricá leva ferramenta inovadora de investimento na natureza à COP-28, que começa em Dubai

Codemar busca atrair investidores do mundo todo para a Plataforma Mumbuca Verde, que traz engenharia inovadora A COP-28, Conferência da ONU sobre Mudança do Clima,...

Codemar apoia evento “Cartografias das Culturas – Encontro Latino-americano sobre memória, território e identidades”,...

Encontro tem mesas de debates com ex-presidentes da América Latina, mostra de cinema e atividades culturais Diversos nomes da política latino-americana estarão presentes no evento...