O projeto Mumbuca Verde foi apresentado na Conferência Sustentabilidade Brasil, realizada no Estado do Espírito Santo, entre os dias 24 e 28 de junho. O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Hamilton Lacerda, foi um dos participantes, ao lado da economista e fundadora da Brasil Mata Viva (BMV), Maria Tereza.
Ambos participaram de bate papo sobre como o ESG (Environmental, Social and Governance, que significa Ambiental, Social e Governança em português) e a sustentabilidade nos negócios.
A plataforma Mumbuca Verde se baseia na UCS – Unidades de Crédito de Sustentabilidade, reconhecidas no mercado financeiro brasileiro e na Bolsa de Valores. Hoje, uma UCS equivale a cerca de R$ 140 BRL. Quem preserva pode ser remunerado pelo serviço de preservação.
Cada ativo comercializado representa a conservação de uma determinada área de mata nativa.
Pela plataforma, empresas e cidadãos poderão obter selos de certificação por investirem em práticas de sustentabilidade.
A Conferência
O Sustentabilidade Brasil reuniu lideranças, autoridades, especialistas e pessoas que buscam fazer a diferença no futuro do Brasil para encontrar soluções e boas práticas de sustentabilidade. O evento abordou temas como: mudanças climáticas, transição energética, mercado de carbono, agronegócio sustentável e ecoansiedade.