Museu Casa Darcy Ribeiro encanta famílias no primeiro fim de semana de funcionamento

Espaço inaugurado na última semana oferece atrações interativas e diversas linguagens da arte para os visitantes

O fim de semana de sol em Maricá foi convidativo para os moradores da cidade visitarem o mais novo equipamento público cultural do município: o Museu Casa Darcy Ribeiro. Inaugurado na última quarta-feira (19/06) na Praia de Cordeirinho, em Maricá, o local oferece espaços interativos e obras do pensador em diversas linguagens.

A curadoria e o projeto do museu são assinados pelo artista Gringo Cardia. A iniciativa é da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

A casa foi projetada por Oscar Niemeyer a pedido de Darcy com arquitetura inspirada em ocas de povos indígenas que vivem no Xingu. Foi nela que o antropólogo escreveu sua maior obra: “O Povo Brasileiro”.

Passado e presente

Com o livro autografado pelo próprio Darcy em mãos, o também antropólogo e educador Anderson Tibau explicava para o filho Theo, de 11 anos, as obras do pensador. Ele relembrou que conheceu a casa em 1997, ao fazer uma visita a Darcy. Na ocasião, recebeu de presente o “Povo Brasileiro”.

Anderson Tibau com o livro “O Povo Brasileiro” autografado por Darcy Ribeiro Foto: Leonardo Fonseca

“A cultura de museus é muito importante. Existe uma linha da antropologia que considera a educação como cultura, então todos os eventos são aprendidos por essa perspectiva como um processo de educação. Por isso, acho que é de extrema importância a gente ter um espaço público e gratuito dessa qualidade aqui em Maricá. Quanto mais a gente popularizar e der acesso a essa perspectiva do conhecimento, mais a população percebe que isso faz parte da vida delas”, afirmou Anderson.

Foto: Leonardo Fonseca

Ele disse ainda que a casa está com um aspecto grandioso de centro cultural. “Eu arrisco dizer que, daqui um tempo, vai ser um centro de referência internacional. Acredito que vamos ter pessoas de outros países visitando aqui, porque realmente é um espaço que está muito bem produzido”, explicou.

Quem também adorou conhecer o espaço foi Theo. “Achei bonita a estrutura da casa, das esculturas, da estátua do Darcy Ribeiro. Vou indicar para os meus amigos e um dia vou voltar com eles”, garantiu.

Oportunidade

Os moradores de Inoã Guiosmar, William e Geovana Zarife também aproveitaram o dia para conhecer o Museu Casa Darcy Ribeiro.

Os moradores de Inõa William, Geovana e Guiosmar Zarife visitando o espaço Foto: Leonardo Fonseca

“Esse espaço é uma oportunidade para a população de Maricá, e de todas as outras cidades também, conhecer um pouco mais de Darcy Ribeiro. Adoramos tudo, mas o que mais gostei foi do filme que conta a história toda, porque eu vivi essa história, mas minha filha Geovana era criança e não viveu. Hoje ela pôde conhecer mais sobre quem foi ele”, disse Guiomar.

Simone, Kaique e Bianca no Museu Casa Darcy Ribeiro Foto: Leonardo Fonseca

A dona de casa Simone Gonçalves visitou o museu na sexta-feira (21) com seus dois filhos, Kaique e Eloa. Eles gostaram tanto que voltaram no fim de semana para que a irmã Bianca também pudesse conhecer o espaço.

“Eu nunca tinha ido ao museu e achei muito legal e interessante. As crianças adoraram os ambientes. Gostei tanto que voltei para trazer a minha outra filha para viver essa experiência também”, contou Simone, moradora de Cordeirinho.

O ambiente

O Museu Casa Darcy Ribeiro conta com espaços de vídeos para visualização do acervo do antropólogo, estúdio de podcast de uso gratuito e público mediante agendamento, biblioteca, auditório, café, dois cinemas e sala de karaokê.

Esse último espaço foi o preferido de Bianca Gonçalves, de 12 anos. “Achei legal a casa. O que eu mais gostei foi cantar. A gente mora perto, então quero voltar outras vezes”, finalizou.

Funcionamento

O espaço é gratuito e funciona nos seguintes horários:

Quarta, quinta e sexta
● Horário de atendimento: 9h às 18h
● Horário do expositivo: 10h às 17h
● Último horário de entrada: 16h


Sábado, domingo e feriado
● Horário de atendimento: 10h às 19h
● Horário do expositivo: 11h às 18h
● Último horário de entrada: 17h

Programas

Notícias

Núcleo de Iniciação de Handebol de Praia é um dos sucessos da Arena da...

Espaço conta com treinamentos e aulas para crianças e jovens, que aproveitam as férias escolares para frequentar ainda mais O handebol de praia foi um...

Codemar apresenta projetos e troca informações sobre cooperativismo com instituição espanhola

Companhia pode aplicar conhecimentos da Fundação Mundukide na melhoria das formas de coletivização do trabalho em Maricá A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) recebeu...

Dia de campo com workshop e tomates especiais na Fazenda Joaquín Piñero

Encontro teve participação do chef italiano Bruno Marasco ensinando receita tradicional da Itália Setenta pessoas participaram do Dia de Campo e Degustação de Pratos com...