Nova Arena da Barra garante estrutura de nível mundial na abertura do Global Tour

Equipamento de Maricá tem padrão internacional, recebe oito seleções na primeira etapa do circuito mundial de handebol de praia e define legado para o município

A primeira etapa do circuito internacional de handebol de praia, o Global Tour, foi oficialmente aberto nas areias de Maricá na noite dessa quinta-feira (9). Uma bonita festa foi realizada para receber as oito seleções que participam do evento, com direito a desfile de delegações, queima de fogos e apresentação de rock na Arena da Barra, estrutura montada para o evento e que será um legado para o esporte maricaense.

Brasileiras encararam portuguesas logo depois da cerimônia de abertura. Foto: Leonardo Fonseca

Estão participando da competição as seleções de Brasil, Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Porto Rico, Portugal, Qatar e Uruguai. A etapa em Maricá é uma realização da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), a Secretaria Municipal de Esportes e a Prefeitura de Maricá.

Fabiano Horta, prefeito de Maricá. Foto: @ruasmidia/CBHb

“As novas gerações verão o esporte, o handebol de praia, como central para o desenvolvimento de Maricá. A gente acredita que está plantando uma semente muito importante porque o handebol de praia avança para ser esporte olímpico. Apontar Marica como um celeiro, um centro de formação de atletas da modalidade, é fundamental”, declarou Fabiano Horta, prefeito de Maricá, durante a abertura da competição.

Padrão internacional

As dependências da Arena da Barra, na Barra de Maricá, impressionaram os representantes do esporte tanto de dentro quanto de fora do país. Com uma estrutura que compreende uma quadra principal de 42m × 32m, arquibancada com capacidade para 1.500 pessoas, 27 salas de apoio e quatro vestiários, o equipamento chama atenção, ainda, pelos sistemas de iluminação, som e comunicação que possibilitam a transmissão ao vivo dos jogos.

Hamilton Lacerda e Hristro Boshkoski. Foto: Leonardo Fonseca

“Estamos num espaço de porte e de qualidade internacional. É um legado para a cidade. Além das atividades deste ano e do próximo, o espaço vai ficar como espaço alternativo para a cidade. A Codemar tem orgulho de patrocinar e incentivar esse evento”, frisou Hamilton Lacerda, presidente da companhia.

Para a Federação Internacional de Handebol, a estrutura em Maricá é de nível superior.

“Temos aqui em Maricá uma arena incrível que já está no nível de mundial, mais que de Global Tour. É um legado para o futuro e não só para o handebol, mas que pode atender outras modalidades de praia. Estamos trabalhando para incluir o handebol de praia na olimpíada, e esta arena vai produzir muitos campeões olímpicos, com toda certeza”, afirmou Hristo Boshkoski, diretor da Federação Internacional de Handebol.

Central de imagens da Arena da Barra. Foto: Leonardo Fonseca

De olho nas olimpíadas

Desde 2019, a Codemar investe no Handebol de Praia em Maricá, numa parceria com a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). Além da construção da Arena da Barra, já foram implantados diversos núcleos de iniciação do esporte pela cidade que atendem crianças e adolescentes ensinando o handebol de praia e qualificando os futuros atletas. Todo o atendimento é gratuito.

Arena da Barra tem capacidade pra 1.500 pessoas. Foto: Leonardo Fonseca

“Temos diversos motivos para agradecer à cidade que organiza uma competição internacional como esta. Maricá já é um eixo de desenvolvimento de toda a geração do handebol. Certamente maricaenses estarão na seleção olímpica participando dos jogos”, projetou Felipe Tadeu, presidente da CBHb.

Expansão

A Arena da Barra tem uma série de áreas de expansão. Uma segunda fase já está planejada e abarcará todos os esportes de areia, com entrega estimada para o próximo semestre. Incluirá mais uma quadra, 13 salas, museu com a história do handebol de praia, academia, áreas médica e fisioterapia, praça de alimentação, camarim e um palco.

Calendário de jogos:

Sexta-feira, 10 de maio
Dia de descanso

Sábado, 11 de maio

Grupo Preliminar – Masculino
09:50 Uruguai-Argentina
11:30 Brasil-Qatar
13:10 Alemanha-Estados Unidos

Grupo Preliminar – Feminino
09:00 Estados Unidos-Uruguai
10:40 Argentina-Brasil
12:20 Portugal-Porto Rico
17:00 5/6 Jogo de Colocação – Feminino
17:50 5/6 Jogo de Colocação – Masculino
18:40 Semifinal 1 – Feminino
19:30 Semifinal 1 – Masculino
20:20 Semifinal 2 – Feminino
21:10 Semifinal 2 – Masculino

Domingo, 12 de maio
09h00 Final – Feminino ou Masculino
10h00 Bronze Match – Masculino
11h40 Bronze Match – Feminino
12h00 Final – Feminino ou Masculino

Programas

Notícias

Agricultores de Maricá recebem capacitação em tecnologias agroecológicas

Curso gratuito dividido em cinco encontros busca difundir práticas modernas que ajudem a produzir alimentos mais saudáveis e de maior valor agregado na cidade Produtores...

Diretor-presidente da Azul Conecta pilota voo do Voa Maricá

Executivo, que também é comandante, foi o responsável pela viagem de São Paulo ao município Os passageiros do Voa Maricá que fizeram o trajeto de...

Codemar e Fundação Mundukide se reúnem e estudam parcerias

A entidade espanhola é focada em organizações cooperativas e atua em vários países, incluindo o Brasil A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) recebeu nesta...