O dia da Codemar no RIW: Mumbuca Verde e ações de desenvolvimento sustentável são foco de três plenárias

A companhia vai levar para o Rio Innovation Week os temas transformação digital e games nesta sexta-feira (06/10)

A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a Plataforma Mumbuca Verde foram assunto em três painéis ao longo da quinta-feira na maior feira de inovação da América Latina, a Rio Innovation Week, na Praça Mauá. Logo cedo, às 10h, o presidente da Biotec Maricá (braço da Codemar para biotecnologia), Eduardo Britto, se juntou à diretora da govtech Tesouro Verde para mostrar soluções para governos que preservam o meio ambiente.

A feira segue nesta sexta-feira, e a Codemar terá como foco a transformação digital e os games, com o case de sucesso Maricá Games. Confira a programação no fim da matéria.

“O desafio atual é a construção de uma nova relação social com a natureza, preservando mas também garantindo o bem-estar da população. Como? Usando insumos não-poluentes ou menos poluentes. Um novo entendimento sobre o valor. E aí entra a Mumbuca Verde”, disse Eduardo Britto.

Eduardo Britto é presidente da Biotec Maricá. Foto: Paulo Ávila

Para Pâmela, tudo isso passa pela modernização da gestão pública.

“Há muito ouvimos falar de problemas ambientais, mas só falar não adianta. Os títulos verdes fazem parte da solução. Lembrando que 100% do PIB depende da natureza”, afirmou.

Clean Up The World

Logo em seguida, às 11h, os presidente da da Codemar, Hamilton Lacerda, e da empresa BMV Global, Maria Tereza Umbelino, se encontraram com o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, para falar sobre o papel da inovação.

“A missão da Codemar é criar uma nova economia. A Mumbuca Verde é isso e se liga, ainda, ao sonho da cidade de preservar suas belezas e paisagens”, explicou Hamilton Lacerda.

O presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, falou do papel da companhia na inovação com sustentabilidade. Foto: Paulo Ávila

Bioeconomia

Às 17h, a terceira mesa do dia reuniu Maria Tereza, Hamilton Lacerda, Eduardo Britto e Alessandra Umbelino (COO da Pachamama) para falar do papel do ativo de conservação da natureza para a bioeconomia.

Com plateia lotada, plataforma Mumbuca Verde foi apresentada na RIW. Foto: Paulo Ávila

“A proteção da floresta, hoje, é base de financiamento. Permite que empresas tenham acesso a capital com taxa diferenciada, por exemplo. Tem também o aspecto de mostrar para o consumidor que a preservação é uma preocupação, e isso faz diferença no momento de compra. Assim mudamos o paradigma e passamos a ver a preservação como investimento e não custo”, revelou Alessandra.

Agenda de sexta-feira (06/10)

Clean Up The Word

11h – Transformação Digital com o vice-prefeito de Maricá, Diego Zeidan; o diretor institucional do E-Dinheiro Brasil, Joaquim Melo; o analista de Produtividade e Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Roberto Pedreira; e o superintendente de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Codemar, Danilo Pitarello

Podcasts

14h – Maricá Games, com Vinícius Verly

Clean Up the World

15h – Maricá Games, com o Ceo da BET Gamers Vinícius Verly e a Ceo da “A Kakarota”, Flávia Kakarota

Programas

Notícias

Casa Darcy Ribeiro recebe visita de grupos de crianças durante as férias escolares

Projeto “Conhecer” estimula que pequenos conheçam acervo do antropólogo com brincadeiras e atividades lúdicas Durante as férias escolares, o Museu Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho,...

Maricá recebe festival de férias de handebol de praia e modalidade surpreende alunos

A cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, recebe até a próxima sexta-feira (26) um festival de handebol de praia promovido...

Núcleo de Iniciação de Handebol de Praia é um dos sucessos da Arena da...

Espaço conta com treinamentos e aulas para crianças e jovens, que aproveitam as férias escolares para frequentar ainda mais O handebol de praia foi um...