Petrobras e Lagoa Viva fazem mutirão de conscientização neste sábado (6) no Boqueirão

Ação é aberta ao público e voluntários podem colaborar no Clean Up Bay

Um mutirão para deixar as lagoas de Maricá cada vez mais vivas. E a população cada vez mais sensibilizada sobre a importância da preservação. Esses são os objetivos do Clean Up Bay, neste sábado (6), na Orla do Zé Garoto, na Lagoa do Boqueirão, a partir das 9h. É um mutirão aberto a toda a população.

A ação é uma parceria do programa Lagoa Viva, em parceria com projetos patrocinados pela Petrobras. O Clean Up Bay é voltado principalmente para a limpeza da Baía de Guanabara, mas também mobiliza outros locais. O objetivo é a conscientização sobre os impactos do descarte inadequado de resíduos em praias e lagoas.

Em Maricá, o evento será na Orla Zé Garoto, na Lagoa do Boqueirão, pelo programa Lagoa Viva; e no Recanto, em Itaipuaçu, pela Secretaria da Cidade Sustentável.

Não é necessário inscrição prévia. Os interessados em contribuir com a ação podem encontrar a equipe do projeto na Lagoa do Boqueirão, na altura da ponte, antes do início da coleta. Todos os voluntários serão orientados sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e outros detalhes operacionais.

Águas limpas

De acordo com Khauê Vieira, pesquisador do Projeto Lagoa Viva, o Clean Up Bay reforça a importância de conscientizar sobre o problema que é o lixo no mar e nos corpos aquáticos. E também ressaltar o trabalho que vem sendo realizado no Lagoa Viva, uma vez que a ideia é sempre ter uma melhor qualidade de água e de vida da população que está em volta.

“O evento visa a limpeza de diversos locais na região litorânea do Rio de Janeiro, mais focado na Baía de Guanabara. E isso vai exatamente ao encontro dos objetivos do projeto Lagoa Viva, de revitalização ambiental, das atividades que são realizadas nesse meio aquícola, seja das lagoas, seja do ambiente litorâneo”, explica Vieira.

O Lagoa Viva é executado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). Já o Clean Up Bay é organizado pela Rede de Conservação Águas da Guanabara (REDAGUA) em parceria com os projetos Coral Vivo, Guapiaçu, Meros do Brasil, UÇÁ e a ONG Guardiões do Mar.

Parceria

Segundo Khauê Vieira, neste primeiro momento, a parceria busca a análise de alguns contaminantes, colocando em prática a ideia dos laboratórios do Biocentro de prestar esse serviço, principalmente nas áreas afins desses dois projetos: conservação ambiental e educação ambiental.

A bióloga marinha e coordenadora de pesquisa do Projeto UÇÁ, Juliana Assis, reforça que o evento tem o objetivo de sensibilizar a população sobre como o descarte impróprio dos resíduos sólidos pode impactar o meio ambiente, a saúde e a economia.

“A ação ajudará a preservar, de forma sustentável, nossos ambientes naturais por meio da colaboração da sociedade civil, dos órgãos públicos e privados. E também contribui para que novas ações possam ocorrer em diferentes locais”, explica Juliana.

Conscientização

Para a ação, é necessário que os participantes levem suas próprias garrafas para o consumo da água que será distribuída, pois copos plásticos e outros descartáveis não estarão disponíveis no local. A medida tem o objetivo de diminuir o descarte de plástico no meio ambiente.

Os resíduos sólidos recolhidos vão passar por uma triagem de acordo com cada tipo de material. Depois disso, vão ser entregue para a Cooperativa Eccos Sustentável, em Cordeirinho, que vai ser responsável pela reciclagem dos materiais.

Serviço Clean Up Bay

Dia: Sábado, 06/04
Horário: a partir das 9h
Local: Lagoa do Boqueirão – altura da ponte

Programas

Notícias

Maior evento de games do Rio de Janeiro é aberto com dezenas de atrações...

Maricá Games tem jogos, oficinas, competições, cosplay e mesas redondas com importantes nomes do mercado O maior evento de jogos eletrônicos do Rio de Janeiro...

Aviso de pauta: Maricá abre a maior feira de games do Rio de Janeiro...

A terceira edição do Maricá Games será aberta nesta sexta-feira (19), às 10h, na arena montada na Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu. Serão dez...

De simulador de Fórmula 1 a concurso de cosplay: veja as atrações do Maricá...

Evento começa nesta sexta-feira (19). Programação já está no site oficialFalta pouco para iniciar, em Maricá, uma jornada com diversas atrações de jogos e...