Petrobras visita Maricá em busca de iniciativas sociais exitosas

Empresa esteve na Codemar e estuda implantar ações em áreas no entorno de refinarias

Atuando de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia, a Petrobras busca em Maricá exemplos de ações sociais exitosas que possam ser implantadas em benefício da população que reside em áreas de atuação de refinarias.

“Viemos entender como funciona a moeda social Mumbuca, que é uma referência nacional em termos de economia solidária e como de fato desenvolve o município por meio de sua circulação”, disse o gerente-executivo de responsabilidade social da Petrobras, José Maria Rangel, durante visita à Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) nesta quarta-feira (6).

O presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, apresentou resultados do desenvolvimento econômico da cidade. Entre eles, o aumento de operações do Aeroporto de Maricá e o projeto Mumbuca Verde, plataforma de comercialização de ativos ambientais para que empresas e cidadãos possam obter selos de certificação por investir em práticas de sustentabilidade.

“Nossa missão é sermos indutores no desenvolvimento usando os recursos dos royalties e pensando na economia do futuro da cidade”, contou.

“Tivemos mais uma oportunidade de mostrar o trabalho que estamos realizando com o Mumbuca Verde, que é uma política pública de sustentabilidade de Maricá e que pode ser muito útil para a Petrobras enquanto parceira, trazendo benefícios sustentáveis na parte de compensação de crédito de carbono, entre outras atividades”, explicou o diretor de Gestão e Participação da Codemar, Cristiano Brochier.

Reconhecimento

O subsecretário de Governo da Prefeitura de Maricá, Alexandre Costa, acentuou que apresentar a experiência da cidade para a Petrobras “mostra o êxito das nossas políticas e iniciativas de desenvolvimento social”.

Isso também foi enfatizado pela secretária de Economia Solidária de Maricá, Andrea Cunha: “Vir entender todo processo de construção dos projetos é fantástico. Ser exemplo e modelo nos deixa gratos”, completa.

Mumbuca

Manuela Mello, diretora presidente do Banco Mumbuca, que faz a gestão da moeda social, destacou o conceito de economia circular, com valorização do comércio, dos serviços locais e de uma política pública de geração e distribuição de renda para a população.

“Receber em Maricá empresas que queiram conhecer o que a gente faz e levar para seus territórios é muito significativo. É um dos sinais de reconhecimento e eficiência do trabalho da moeda social enquanto agente fomentador de transferência de renda, social e econômico”, afirmou.

Programas

Notícias

Maior evento de games do Rio de Janeiro é aberto com dezenas de atrações...

Maricá Games tem jogos, oficinas, competições, cosplay e mesas redondas com importantes nomes do mercado O maior evento de jogos eletrônicos do Rio de Janeiro...

Aviso de pauta: Maricá abre a maior feira de games do Rio de Janeiro...

A terceira edição do Maricá Games será aberta nesta sexta-feira (19), às 10h, na arena montada na Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu. Serão dez...

De simulador de Fórmula 1 a concurso de cosplay: veja as atrações do Maricá...

Evento começa nesta sexta-feira (19). Programação já está no site oficialFalta pouco para iniciar, em Maricá, uma jornada com diversas atrações de jogos e...