Plataforma solidária de vendas desenvolvida por Maricá se destaca na Rio Artes 2024

Palestra sobre o Compre.Rio e estande com iniciativas da cidade chamaram a atenção em evento na Cidade Nova

O marketplace de comércio solidário desenvolvido por Maricá para o município do Rio de Janeiro, o Compre.Rio, foi tema de palestra da 16ª edição da Rio Artes, nesta sexta-feira (26), no Centro de Convenções Expomag, na Cidade Nova. O evento, que é uma das principais ações da economia criativa no Estado do Rio, vai até domingo (28).

No Palco das Artes, os diretores da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) Pedro Mota Di Filippo (Inovação e Tecnologia) e Eugênio Soares (Economia Solidária e Responsabilidade Social) participaram do painel sobre o Compre.Rio ao lado da subsecretária de Economia Solidária do Rio de Janeiro, Nelma Azeredo.

Foto: Leonardo Fonseca

A ferramenta é uma criação da Codemar, feita para ser usada pela Prefeitura do Rio. A plataforma representa um momento em que a tecnologia desenvolvida em Maricá é reconhecida para além dos limites do município.

Foto: Leonardo Fonseca

“O marketplace Compre.Rio é um movimento nosso de tecnologia para justamente agregar esse grupo de artesanato e diversas outras iniciativas de arranjos produtivos locais numa ferramenta para que possa dar dimensão e expansão do trabalho”, afirmou Di Filippo.

“Além da própria tecnologia, o mais importante é a entrega do papel social de inclusão que essa ferramenta traz. Vamos ter diversos cursos também que vão ensinar como utilizar e como potencializar as mercadorias através deste instrumento”, acrescentou.

Foto: Leonardo Fonseca

Eugênio Soares destacou um dos propósitos da participação de Maricá em eventos fora da cidade: “Estamos trazendo para o Rio de Janeiro essa tecnologia social, no sentido de trazer as experiências exitosas de Maricá. Para que a Codemar possa se fazer presente no desenvolvimento econômico e social, transformando Maricá, mas também multiplicar em outros municípios do Brasil”.

Feiras de Maricá presentes

A Prefeitura de Maricá foi uma das expositoras do evento, com um grande estande com diversos produtos produzidos na cidade. A mostra da Artemar, que é o núcleo de articulação das feiras locais de Maricá, teve as produções da Feira da Colmeia, Feirarte, Natureza Arte e Cultura, Feira da Agricultura Familiar, Feira Livre Solidária e da Feira Maricá Mostra Cultural.

Durante os dias da Rio Artes, os visitantes puderam participar de oficinas de arte manual e artesanato com de artesãos de Maricá.

O estande recebeu parceria da Codemar e das seguintes secretarias: Promoção e Projetos Especiais; Turismo; Cultura, Economia Solidária; e Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.

Impulsionar oportunidades

A edição mostrou um novo posicionamento abrangendo áreas da economia criativa nacional como: artesanato, moda, decoração, saúde e gastronomia. Além de destaque para o empreendedorismo e cultura. O evento busca também impulsionar oportunidades de trabalho e renda.

Foto: Leonardo Fonseca

Programas

Notícias

Agricultores de Maricá recebem capacitação em tecnologias agroecológicas

Curso gratuito dividido em cinco encontros busca difundir práticas modernas que ajudem a produzir alimentos mais saudáveis e de maior valor agregado na cidade Produtores...

Diretor-presidente da Azul Conecta pilota voo do Voa Maricá

Executivo, que também é comandante, foi o responsável pela viagem de São Paulo ao município Os passageiros do Voa Maricá que fizeram o trajeto de...

Codemar e Fundação Mundukide se reúnem e estudam parcerias

A entidade espanhola é focada em organizações cooperativas e atua em vários países, incluindo o Brasil A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) recebeu nesta...