Polo Avançado de Inovação Tecnológica da UFRRJ em Maricá conclui fase de projetos

Localizado em fazenda no Caju, espaço abrigará desenvolvimento de pesquisas na região

A construção do Polo Avançado de Inovação Tecnológica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em Maricá, na Fazenda Nossa Senhora do Amparo, no Caju, teve concluída a fase de projetos executivos de arquitetura, estrutura, acessibilidade e pavimentação para a construção do conjunto de laboratórios. Em seguida, virá a fase de obras. O Polo é o primeiro estágio para consolidação do futuro campus da UFRRJ em Maricá.

A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) é parceira na implantação da unidade, que vai disponibilizar cursos técnicos e mestrados no município.

A fase do momento é de trâmites de licenciamento junto ao Corpo de Bombeiros e à prefeitura, visando a aprovação necessária para o início do levantamento do prédio. Também já foram finalizados o levantamento topográfico, abertura de estradas, obras de movimentação do solo, terraplanagem, drenagem e pavimentação.

“A importância da chegada da Rural em Maricá é estratégica para o desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico em diferentes áreas e potencialidades do município, tais como agricultura e saúde”, destaca o responsável pelo projeto, professor João Araújo.

Espaço de formação

O futuro campus vai abrigar quatro laboratórios, duas salas de aulas, auditório, biblioteca e instalações de serviços de apoio. Os laboratórios serão divididos em Centro de Inovação, Agroecologia e Biodiversidade (CIAB) – destinado a Inovação na produção vegetal, com certificação orgânica de plantas medicinais com potencial farmacológico; e o Laboratório de Biotecnologia (LBTEC) – com produção de agentes de controle biológico, de fixação biológica, fungos com potencial medicinal;

Também serão implantados os laboratórios de Processamento de Óleos Essenciais e Aromatizantes (LOEA), para a manipulação de óleos essenciais de plantas medicinais e processamento de produtos; e a Central de Qualidade (CQ) & Unidade de Processamento Experimental de Fitoterápicos (UPEF) – o primeiro com o objetivo de experimentações e validação de métodos analíticos para controle de qualidade em plantas medicinais. Já a UPEF terá foco no beneficiamento e pós-colheita, óleos essenciais, cosméticos e produtos fitoterápicos e ativos farmacêuticos vegetais.

Foto: Divulgação

Está em fase de desenvolvimento a planta industrial da destilaria de óleos, para extração de óleos dos cultivos de lavanda, citronela, capim limão, alecrim, erva baleeira, dentre outras plantas colhidas na fazenda.

Programas

Notícias

Farmacopeia Mari’ká realiza oficina de loção de citronela

Chegada do verão aumenta proliferação dos mosquitos Planta medicinal com propriedades aromáticas e repelentes, a citronela foi a estrela de uma oficina de loção na...

Maricá participa da G20 Social e mostra para o mundo iniciativas da cidade

Diretores da Codemar falaram do uso da tecnologia no desenvolvimento social e do investimento em agricultura familiar para garantir segurança alimentar Maricá mostrou um pouco...

Intelectuais se reúnem no Museu Casa Darcy Ribeiro para falar de utopias e a...

O futuro da cidade e do Brasil foi discutido com base no legado do antropólogo na casa onde ele morou e escreveu sua mais...