Prefeitura lança o Parque Tecnológico e inaugura o Galpão Tecnológico de Maricá

Serão desenvolvidos produtos e serviços inovadores de empresas escolhidas por edital

Com a presença de empresários, autoridades do governo municipal, professores de universidades públicas e vereadores, a Prefeitura de Maricá lançou nesta terça-feira (23), por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), o Parque Tecnológico do Município.

O Galpão Tecnológico fica em Inoã e abrigará empresas selecionadas por edital. Foto: Matheus Couto

A solenidade foi marcada pela entrega do Galpão Tecnológico, que fica em Inoã. É um ambiente moderno, amplo e compartilhado para abrigar empresas inovadoras e desenvolvedoras de tecnologias.

Ao se pronunciar, o prefeito Fabiano Horta afirmou que o início desse empreendimento revela “que o senso de construção de cidade, em Maricá, não fica guardado em slides e planilhas”.

“É real e está presente aqui neste lugar, o grande start do nosso Parque Tecnológico que já está presente na nossa cidade. Com este Galpão, com esse Parque, Maricá entra no processo de ser um foco de luz para que o país supere esse abismo tecnológico”, disse o prefeito.

Para o presidente da Codemar, a inauguração do Galpão é a realização de um sonho e fruto de muita coragem do povo maricaense. Ele lembrou que o projeto tem a assessoria do Parque Tecnológico de São José dos Campos, mas a realidade das duas cidades era muito diferente.

“Em São José dos Campos já havia empresas muito diversificadas, até aeroespacial, com investidores, com pesquisadores. Aqui em Maricá, nós tínhamos só a vontade de fazer do poder público somente. E fomos atraindo as universidades, os empresários, os demais atores. Isso é a concretização da coragem e ousadia do povo de Maricá e da forma maricaense de governar”.

Hamilton Lacerda e Fabiano Horta durante passeio virtual pelo Parque Tecnológico de Maricá. Foto: Leonardo Fonseca

Hamilton Lacerda explicou como serão escolhidas as empresas que receberão apoio na incubadora do Galpão Tecnológico, com capacitação de gestão empresarial e inovação de produto.

“Estamos lançando o primeiro edital para selecionar as empresas que atuarão aqui. O Galpão Tecnológico vai receber esses empreendedores, mas já começa a funcionar agora com os projetos da Codemar que estão em andamento, como o Mumbucar e a Fábrica de Aplicativos”, disse Hamilton.

O diretor de Desenvolvimento e Negócios do Parque Tecnológico de São José dos Campos celebrou a visão de futuro que tem o governo de Maricá. Para Marcelo Nunes da Silva, o lançamento é um marco histórico para a cidade.

Solenidade de inauguração do Galpão Tecnológico: Foto: Leonardo Fonseca

“Visão do futuro. Pensar daqui a cinco, dez, quinze anos… A inauguração do Parque Tecnológico de Maricá é um marco para o futuro. Quando eu cheguei ao Parque de São José dos Campos, há 14 anos (o Parque tem 16), a gente via que aquilo era uma visão do futuro. Hoje são 400 empresas instaladas participando do ambiente tecnológico. Essas startups nascem pensando na internacionalidade. Isso é uma visão do futuro, é uma estratégia que vai dar certo aqui, já deu certo em São José dos Campos”, garantiu.

Como funciona

Será por meio de edital a seleção dos primeiros projetos que estarão no Galpão. Podem participar tanto pessoas físicas (sem empresa) quanto pessoas jurídicas (com empresa). As propostas serão analisadas, e as escolhidas receberão atendimento em todos os aspectos necessários para que coloquem seus produtos e serviços inovadores na rua.

Empresas e profissionais, iniciantes ou não, terão apoio técnico, logístico, mercadológico, administrativo e consultoria especializada.

Foi possível fazer um tour virtual pelo Parque Tecnológico. Foto: Paulo Ávila

“Queremos reunir as melhores iniciativas, para que possamos desenvolvê-las a fim de nos consolidar como referência em inovação. O Galpão Tecnológico é um marco para a cidade e aponta para o futuro; e esse é exatamente o papel da Codemar: ajudar a construir a Maricá do futuro”, afirmou Hamilton Lacerda.

Estrutura

O Galpão fica na Avenida Gilberto Carvalho, 271, em Inoã. Ele incentiva o empreendedorismo das pessoas e vai transformar ideias inovadoras em produtos e serviços. É também um ambiente que oferece espaço compartilhado, com cozinha, banheiro, secretaria, ambiente de convivência e Wi-Fi, entre outras comodidades.

Projetos já em andamento

O Galpão Tecnológico foi entregue já com projetos funcionando a pleno vapor. Todos eles são liderados pela Codemar e incluem a Fábrica de Aplicativos, que está criando apps para facilitar e melhorar a vida da população.

Entre eles, está o Mumbucar, de mobilidade, gerando mais renda para os taxistas e mais alternativas para o passageiro, que também poderá usar a moeda Mumbuca. Não vai haver a cobrança tradicional da taxa que os aplicativos comerciais aplicam. O dinheiro da corrida vai todo para o motorista. Também estão funcionando os projetos Maricá Edutech, que forma profissionais inovadores, e a Escola de Startups, que prepara profissionais para concretizar suas inovações e invenções.

Parque Tecnológico de Maricá

O Parque Tecnológico de Maricá está sendo construído no bairro de Ubatiba. Um amplo espaço onde poderão conviver as startups (empresas nascentes com tecnologia promissora) juntamente com empresas de pequeno e médio porte e grandes empresas e indústrias que a cidade almeja abrigar num futuro Distrito de Inovação. Vai atuar como uma grande rede para consolidação do desenvolvimento tecnológico e econômico do Leste Fluminense. Será inaugurado em 2024.

Programas

Notícias

Estande da Codemar atrai público interessado em Economia Criativa, Sustentabilidade e outros assuntos, no...

Além dos painéis, óculos de realidade virtual com projetos da companhia e Programa Lagoa Viva chamaram a atenção de quem visitou o evento   Painéis...

Painéis sobre Fundo de Investimento Imobiliário e o impacto econômico da cadeia solidária atraem...

Projeto Lagoa Viva também mostra evolução na revitalização das lagoas e canais da cidade com participação de seus pesquisadores Novas oportunidades para investidores em Maricá...

Com painéis e lançamento, estande da Codemar agita Expo Maricá

Confira a programação dos painéis até sábado A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) é uma das parceiras e está apresentando projetos e iniciativas na...