Presidente da Codemar recebe título de Embaixador de Turismo do RJ

Homenagem aconteceu durante abertura do 6° Congresso Estadual Empresarial de Turismo, em Maricá

Com uma programação voltada para o segmento de hotéis, pousadas, restaurantes, atrativos turísticos, artesanato e transporte, o 6° Congresso Estadual Empresarial de Turismo contribui para incentivar e aprimorar o setor em Maricá. Na cerimônia de abertura, na noite de segunda-feira (25), o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Hamilton Lacerda, recebeu uma homenagem: o título de Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro. O evento continua nesta quarta-feira (26).

Quem entregou o título foi o presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, Guilherme Abreu. Ele relembrou que a Codemar é uma grande parceira do projeto Maricá 2030, algo importante para o desenvolvimento do setor. “Esse projeto já dura seis anos e é um case de sucesso, não só para a cidade de Maricá, mas também para outros municípios que vêm se inspirando nele”, afirmou.

Foto: Leonardo Fonseca

Ao receber a homenagem, Hamilton Lacerda ficou emocionado. “A gente trabalha aqui em Maricá com muito amor e carinho. Estou orgulhoso por essa homenagem, muito obrigado”, disse.

Abertura

Promovido pela Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, o evento é realizado em parceria com a Prefeitura de Maricá, por meio da Codemar.

Na cerimônia de abertura, também estiveram presentes o diretor de Operações da TurisRio, Alexandre Inácio, representando o secretário de Turismo Gustavo Tutuca; o secretário de Turismo de Maricá, Thiago Medina; a secretária de Promoções e Projetos Especiais de Maricá, Júlia Britto; o presidente da Maricá Convention e Visitors Bureau, Paulo Santos; e o diretor Financeiro e administrativo da FC&VB-RJ, William Chaves.

A programação conta com palestras, estandes e apresentações musicais. A Codemar está presente com um estande que apresenta os projetos da companhia.

Desenvolvimento

De acordo com Hamilton Lacerda, uma das missões da Codemar na construção da economia do futuro na cidade é apoiar, fomentar e incentivar o turismo em Maricá.

Foto: Leonardo Fonseca

“A gente busca muito organizar e associar essas pessoas que se dedicam às atividades de turismo. O nosso prefeito sempre orientou que a Codemar devesse levar as ações voltadas ao turismo como uma ferramenta prioritária para o desenvolvimento econômico da nossa cidade”.

Ele lembrou, ainda, que o número de voos do Aeroporto de Maricá aumentou 20 vezes no último ano, com o crescimento das operações offshore e o início do programa Voa Maricá, realizados com aviões da Azul Conecta. “Estamos interligando Maricá a toda a malha aérea nacional e internacional”, garantiu.

Foto: Leonardo Fonseca

Antes de chegar a Maricá, as outras edições do Congresso Estadual Empresarial de Turismo aconteceram em Macaé, Cabo Frio, Búzios, Angra dos Reis e Petrópolis. O local para a 7ª edição vai ser definido nesta quarta-feira, ao fim do evento.

Ao todo, são 22 Convention & Visitors Bureaux no Estado do Rio de Janeiro. Segundo Guilherme Abreu, cerca de 15 deles estavam presentes no evento.

“É emocionante ver a Associação dos Guias de Turismo de Maricá bem organizada. Dentro do projeto Maricá 2030, formamos 80 guias de turismo que hoje falam inglês e estão prontos para receber qualquer turista. E isso nós temos que replicar para todas as cidades do Estado do Rio de Janeiro”, analisou.

O presidente da Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, apareceu em um vídeo gravado exclusivamente para o 6º Congresso. “Em 2023, nós tivemos a melhor receita de todos os tempos. O turismo internacional gerou aos cofres brasileiros US$ 6,9 bilhões, superando o ano da Copa do Mundo. O Brasil está de portas abertas e o Rio de Janeiro é a grande porta de entrada de todo o país”, contou.

Programação

O evento continua nesta quarta-feira, com uma programação recheada. Entre as palestras do dia, está a “Maricá: Turismo e Desenvolvimento Econômico”, ministrada pelo presidente da Codemar, Hamilton Lacerda.

Confira a programação completa (sujeita a alteração): https://www.fcvbrj.org.br/arquivos/programacao6congresso.pdf

Serviço:

Data: 26 de junho de 2024
Inscrição: https://www.fcvbrj.org.br/inscricaoevento/register
Local: Espaço de Eventos ao lado do Aeroporto de Maricá – próximo ao Fórum (Rua Jovino Duarte s/n)
Outras informações: www.fcvbrj.org.br

Programas

Notícias

Núcleo de Iniciação de Handebol de Praia é um dos sucessos da Arena da...

Espaço conta com treinamentos e aulas para crianças e jovens, que aproveitam as férias escolares para frequentar ainda mais O handebol de praia foi um...

Codemar apresenta projetos e troca informações sobre cooperativismo com instituição espanhola

Companhia pode aplicar conhecimentos da Fundação Mundukide na melhoria das formas de coletivização do trabalho em Maricá A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) recebeu...

Dia de campo com workshop e tomates especiais na Fazenda Joaquín Piñero

Encontro teve participação do chef italiano Bruno Marasco ensinando receita tradicional da Itália Setenta pessoas participaram do Dia de Campo e Degustação de Pratos com...