Colônia de férias oferece passeios aos alunos de escolas municipais da cidade, por meio de atividades interativas e lúdicas
Os alunos da Escola Municipal Carlos Manoel Costa Lima puderam conhecer, nessa terça-feira (09/01), as plantações do Inova Agroecologia Maricá, que ficam na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado. A atividade fez parte do primeiro dia da colônia de férias “Brincando e Educando nas Férias em Maricá”.
O Inova é idealizado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em parceria com a Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), por meio da Biotec Maricá.
As crianças presentes puderam conhecer mais sobre o cultivo de pimentas e batatas, por meio de atividades lúdicas.
Para a primeira-dama Rosana Horta, madrinha da colônia de férias, mostrar para os alunos os projetos realizados na Fazenda Pública é muito gratificante, pois algumas crianças não tinham a oportunidade de fazer esse tipo de passeio.
“Algumas crianças não conhecem direito Maricá porque não têm a oportunidade sair de onde moram e onde estudam. Então, poder estar aqui, nesse lugar lindo, com as crianças é muito emocionante”, conta Rosana.
O projeto
As atividades foram conduzidas pelo engenheiro agrônomo Antônio Abboud, um dos coordenadores do Inova Agroecologia.
“Apresentamos os alimentos, fizemos a colheita e eles provaram os produtos. O objetivo é que, com a visita, eles conheçam um pouco do meio rural, e saibam onde os alimentos são produzidos”, explicou Abboud.
“Brincando e Educando nas Férias em Maricá” tem a parceria da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), e das secretarias de Educação; Assistência Social; Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento; Saúde; Esporte e Lazer; Proteção e Defesa Civil; Cultura e Cidade Sustentável.