Produção de alimentos em espaço urbano em Maricá é destaque em jornal de São Paulo

A experiência dos jardins comestíveis e do Inova Agroecologia Maricá, parceria da Codemar com a UFRRJ, são apresentadas como exemplos pelo diário

A iniciativa maricaense de produzir alimentos em jardins da cidade ganhou destaque numa matéria do jornal paulistano O Estado de S. Paulo. Iniciados em 2020, os jardins comestíveis estão espalhados por duas praças, cinco hortas comunitárias e uma fazenda pública, envolvendo, além da Secretaria municipal de Agricultura, a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

À publicação, João Araújo, engenheiro agrônomo, professor da UFRRJ e um dos coordenadores dos projetos Inova Agroecologia Maricá e Farmacopeia Mari’ká, realizados em parceria com a Codemar, falou sobre a motivação das ações:

“A gente acredita que a agroecologia é o caminho para os municípios. A referência não é um município rico que está num eixo de produção de soja e milho, por exemplo, mas a quase totalidade dos municípios que dependem de verba e repasses do governo federal. A característica de Maricá é como a de muitas outras cidades. Qual é a área que se tem para cultivar? São fundos de quintais, pequenos lotes, pequenos sítios, terrenos baldios. Então, tentamos recuperar essas áreas para a microprodução”, disse à repórter Gisele Silva, que assina a matéria.

“Não vamos produzir arroz como o Rio Grande do Sul, mas vamos produzir arroz vermelho, arroz preto, soja verde para comer como ervilha, variedades de batata-doce, de pitaya, de cana-de-açúcar”, finalizou João Araújo.

As áreas dos jardins comestíveis produzem cerca de 15 toneladas de alimentos por ano. Alface, rúcula, rabanete, chicória, couve, manjericão, aipim, guandu e outros mais de 250 alimentos produzidos são distribuídos à população de diversas formas.

Confira a matéria completa no site do jornal, em https://www.estadao.com.br/sustentabilidade/jardins-comestiveis-cidade-transforma-pracas-em-canteiros-que-produzem-comida-de-verdade/ .

Programas

Notícias

Núcleo de Iniciação de Handebol de Praia é um dos sucessos da Arena da...

Espaço conta com treinamentos e aulas para crianças e jovens, que aproveitam as férias escolares para frequentar ainda mais O handebol de praia foi um...

Codemar apresenta projetos e troca informações sobre cooperativismo com instituição espanhola

Companhia pode aplicar conhecimentos da Fundação Mundukide na melhoria das formas de coletivização do trabalho em Maricá A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) recebeu...

Dia de campo com workshop e tomates especiais na Fazenda Joaquín Piñero

Encontro teve participação do chef italiano Bruno Marasco ensinando receita tradicional da Itália Setenta pessoas participaram do Dia de Campo e Degustação de Pratos com...