Programa de Incubação do Parque Tecnológico de Maricá realiza Workshop para inscritos em edital

Encontro é parte do processo seletivo que escolherá projetos e empresas nascentes de base tecnológica para se aprimorar no Galpão Tecnológico da cidade

Na manhã de terça-feira, 29 de agosto, o Galpão Tecnológico de Maricá, localizado em Inoã, recebeu os inscritos do processo seletivo do 1º Edital do Programa de Incubação do Parque Tecnológico de Maricá para o Workshop Modelo de Negócios Canvas. O encontro é uma das etapas da seleção que tem como objetivo final escolher projetos ou empresas nascentes de base tecnológica para se instalar na Incubadora do Parque Tecnológico.

Candidatos puderam moldar e adaptar seus projetos com direcionamento. Foto: Paulo Ávila

O Parque é uma das iniciativas da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) para o desenvolvimento do município no médio e no longo prazos.

A primeira etapa da seleção foi completada com sucesso: foram 164 inscrições, sendo 148 validadas. Deste total, 125 vieram da cidade de Maricá. As mulheres são maioria: elas compõem 57% das inscrições. Em relação ao nível de formação escolar, 30% têm pós-graduação; 41%, ensino superior; e 19%, ensino médio.

Candidatos inscreveram ideias e negócios inovadores no edital do Parque Tecnológico de Maricá. Foto: Paulo Ávila

Todos os que quiserem continuar no processo seletivo precisavam obrigatoriamente assistir ao Workshop desta terça-feira, exceto os que são atuais ou ex-alunos da Escola de Startup. Isso porque o objetivo foi padronizar o nível de conhecimento para a produção de três documentos que compõem o material de avaliação da primeira fase e também servem como caminho para entender em que estágio a ideia ou a empresa nascente está no momento.

“A gente tem dado todo o apoio possível para que estas propostas já cheguem bem elaboradas”, afirma Danilo Pitarello, superintendente de Tecnologia e Inovação da Codemar. 

O responsável por conduzir o Workshop Modelo de Negócios Canvas foi o coordenador de projetos do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Chico Novaes, profissional experiente que já trabalha com o tema do empreendedorismo há 20 anos. Ao longo da manhã, ele explicou os próximos passos do processo seletivo para o público e tirou dúvidas.

Chico Novaes, coordenador de projetos do Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP) orientou os candidatos. Foto: Paulo Ávila

“O pessoal não precisa ter medo de responder às perguntas desse processo, elas são importantes para fazer uma radiografia da ideia deles neste momento”, explica Novaes. E completa: “Quando chegarem à incubadora, a ideia é fazer com que os idealizadores saiam de suas zonas de conforto, que realmente inovem”. O Parque Tecnológico de São José dos Campos foi quem ganhou a licitação para capacitar equipe e dar consultoria durante o processo de criação do Parque Tecnológico de Maricá.

Catarina Azevedo, coordenadora executiva da Incubadora do Parque Tecnológico de Maricá, confirmou que os selecionados ocuparão parte do espaço físico dedicado a eles no Galpão Tecnológico, onde poderão trabalhar durante a semana, em horário comercial.

Candidatos puderam tirar dúvidas e aprimorar projetos. Foto: Paulo Ávila

Próximos passos

Agora, os inscritos que seguem no processo seletivo devem, segundo as regras previstas no Edital, enviar os seguintes documentos exigidos para a próxima etapa:


* Entrega do Modelo de Negócio – Canvas
* Documento de Proposta Inicial preenchido
* Vídeo de apresentação do projeto ou da empresa nascente com no máximo 3 minutos

Conforme parceria firmada com a Escola de Startups, os alunos ou ex-alunos da instituição estavam desobrigados da presença no Workshop desta terça-feira, mas deverão apresentar em fase posterior comprovantes de curso ou certificados de conclusão para continuar na seleção.

Para conferir as informações com mais detalhes, acesse AQUI o 1º Edital do Programa de Incubação do Parque Tecnológico de Maricá.

Programas

Notícias

Carregadores para carros 100% elétricos são instalados em Maricá

Equipamento é iniciativa do Maricá Rotativo e está disponível na Orla de Itaipuaçu e no aeroporto municipal, no Centro Parar em estacionamento público e ainda...

Codemar promove ação pela Semana do Meio Ambiente na próxima segunda-feira (03/06)

A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) vai promover uma ação a seus colaboradores para falar sobre sustentabilidade, reciclagem e boas práticas, na próxima...

ADM Maricá e Niterói Rugby vencem 1ª etapa do Circuito Carioca de handebol de...

A cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, sediou neste domingo (26) a 1ª etapa do Circuito Mundial de handebol de...