Programa de reciclagem interno da Codemar coleta 3 toneladas em 2023

Foram diversas ações focadas na reciclagem de resíduos sólidos gerados na própria instituição

Reciclar o que muitos acham que é “lixo” e preservar o meio ambiente se tornou uma importante missão para cuidar do planeta de hoje e das futuras gerações. A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) acredita que todos podem fazer a diferença também com as ações do dia a dia.

Há mais de um ano e meio, a empresa criou o programa Recicla Codemar, que implantou diversas ações focadas na reciclagem de resíduos sólidos gerados na própria instituição, visando um processo de mudança de cultura entre seus colaboradores. Atualmente, já é possível ver boas respostas.

Foto: Paulo Ávila

O Recicla Codemar, em parceria com a Cooperativa Eccos Sustentável, divulgou o resultado anual de materiais recicláveis coletados por categoria de produtos de janeiro a novembro de 2023. Ao todo, foram 2.995,2 quilos, divididos em plástico (521,9), papel (1663,4), metal (31,2) e vidro (778,7).

Foto: Leonardo Fonseca

A coordenadora do Recicla Codemar, Juliana Oliveira, apontou o impacto de recursos naturais preservados, medido pela calculadora ambiental. Os dados apontam que a coleta de materiais reciclados economizou ou preservou 163.137,8 litros de água, 33 árvores , 9.260,84 Kwh de energia e 156 kg de minérios.

“O papel dessa calculadora ambiental é mostrar o quanto a gente deixou de utilizar da natureza. Esses números mostram  a quantidade dos recursos que nós conseguimos reciclar por conta da coleta feita na Codemar”, destacou a bióloga.

Empregabilidade e renda

Foto: Leonardo Fonseca

O responsável técnico da Cooperativa Eccos Sustentável, Gabriel Machay, destacou no relatório anual que, de acordo com dados da pesquisa científica do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES FEP) Nº02/2020, cada tonelada de material reciclado garante 10 empregos na cadeia produtiva da reciclagem.

“Com a coleta de 3 mil quilos de materiais recicláveis, o programa Recicla Codemar contribuiu com a manutenção de 30 empregos na Cadeia Produtiva da Reciclagem”, acrescentou.

Locais de descarte na Codemar

Cada sala da Codemar contém lixeiras adequadas para a separação dos materiais recicláveis e não recicláveis. A instituição conta com outros locais para a destinação de materiais eletrônicos, óleo de cozinha, papel, plástico, vidro e metal.

As lixeiras estão localizadas  na área externa do Aeroporto de Maricá próxima a lanchonete do Brodão, Terminal de Passageiros do Aeroporto de Maricá, área externa da Codemar próxima ao almoxarifado e calçada do Aeroporto, perto do Hangar 4.

Programas

Notícias

Ministro Padilha visita projeto inovador em Maricá e destaca riqueza humana e geração de...

Chefe da Secretaria de Relações Institucionais também fez visita técnica a museu que será inaugurado O Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, esteve...

Fazenda da Codemar passa a contar com vigilância por drone que ‘enxerga’ no escuro...

Ferramenta se soma ao patrulhamento em terra e é capaz de identificar pessoas em meio à mata, mesmo à noite, com imagens de câmera...

Seleção brasileira de handebol de praia é convocada para o Mundial da China

Equipe fez treinamento na Arena da Barra, em Maricá As seleções brasileiras de handebol de praia masculina e feminina estão convocadas para o Campeonato Mundial...