Programa de reciclagem interno da Codemar coleta 3 toneladas em 2023

Foram diversas ações focadas na reciclagem de resíduos sólidos gerados na própria instituição

Reciclar o que muitos acham que é “lixo” e preservar o meio ambiente se tornou uma importante missão para cuidar do planeta de hoje e das futuras gerações. A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) acredita que todos podem fazer a diferença também com as ações do dia a dia.

Há mais de um ano e meio, a empresa criou o programa Recicla Codemar, que implantou diversas ações focadas na reciclagem de resíduos sólidos gerados na própria instituição, visando um processo de mudança de cultura entre seus colaboradores. Atualmente, já é possível ver boas respostas.

Foto: Paulo Ávila

O Recicla Codemar, em parceria com a Cooperativa Eccos Sustentável, divulgou o resultado anual de materiais recicláveis coletados por categoria de produtos de janeiro a novembro de 2023. Ao todo, foram 2.995,2 quilos, divididos em plástico (521,9), papel (1663,4), metal (31,2) e vidro (778,7).

Foto: Leonardo Fonseca

A coordenadora do Recicla Codemar, Juliana Oliveira, apontou o impacto de recursos naturais preservados, medido pela calculadora ambiental. Os dados apontam que a coleta de materiais reciclados economizou ou preservou 163.137,8 litros de água, 33 árvores , 9.260,84 Kwh de energia e 156 kg de minérios.

“O papel dessa calculadora ambiental é mostrar o quanto a gente deixou de utilizar da natureza. Esses números mostram  a quantidade dos recursos que nós conseguimos reciclar por conta da coleta feita na Codemar”, destacou a bióloga.

Empregabilidade e renda

Foto: Leonardo Fonseca

O responsável técnico da Cooperativa Eccos Sustentável, Gabriel Machay, destacou no relatório anual que, de acordo com dados da pesquisa científica do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES FEP) Nº02/2020, cada tonelada de material reciclado garante 10 empregos na cadeia produtiva da reciclagem.

“Com a coleta de 3 mil quilos de materiais recicláveis, o programa Recicla Codemar contribuiu com a manutenção de 30 empregos na Cadeia Produtiva da Reciclagem”, acrescentou.

Locais de descarte na Codemar

Cada sala da Codemar contém lixeiras adequadas para a separação dos materiais recicláveis e não recicláveis. A instituição conta com outros locais para a destinação de materiais eletrônicos, óleo de cozinha, papel, plástico, vidro e metal.

As lixeiras estão localizadas  na área externa do Aeroporto de Maricá próxima a lanchonete do Brodão, Terminal de Passageiros do Aeroporto de Maricá, área externa da Codemar próxima ao almoxarifado e calçada do Aeroporto, perto do Hangar 4.

Programas

Notícias

Fazenda Joaquin Piñero vira ponto turístico agroecológico

Pomar do projeto Inova recebe visitantes O pomar agroecológico do projeto Inova recebeu na manhã deste sábado (24) dezenas de visitantes que foram ao local...

Visita guiada na Fazenda Pública terá transporte com Vermelhinhos

Evento agroecológico será realizado pelo Inova Agroecologia neste sábado (24) Com o intuito de facilitar o acesso à Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, neste...

Domingo tem competição de pesca amadora com barco em Maricá

Cerca de 300 pescadores se inscreveram e vão disputar o troféu do Caiaque Fishing em Itaipuaçu O final de semana está chegando e quem estiver...