Projetos da Biofábrica são apresentados para equipes ambientais do Governo do Rio de Janeiro

Também estiveram presentes no encontro equipes da Águas do Rio, FAPERJ e representantes de projetos sustentáveis da Rocinha

Projetos da Biofábrica são apresentados para equipes ambientais do Governo do Rio de Janeiro Foto: Leonardo Fonseca

A Biofábrica, em São José do Imbassaí, recebeu na sexta-feira (12/05) as equipes de educação ambiental e sustentabilidade da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) do Rio de Janeiro, da Águas do Rio, da FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e de representantes de projetos sustentáveis da Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

O encontro foi para apresentar os projetos que fazem parte do convênio da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) e Biotec com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e conversar sobre futuras parcerias.

“Quando falamos de meio ambiente, principalmente sobre questões da água, não podemos mais ficar só no plano, precisamos de ações concretas. Primeiro, pela urgência do assunto, segundo porque a população também espera ações rápidas e práticas. O plano, claro, faz parte do processo de política pública, mas a nossa ideia aqui é tentar integrar essa solução que Maricá está tendo, de saneamento alternativo, com outras soluções que o estado possui. A intenção é montar uma parceria”, explicou a superintendente de educação ambiental e sustentabilidade da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, Irlaine Alvarenga, a Tita.

Encontro foi para apresentar os projetos que fazem parte do convênio da Codemar e Biotec com UFF Foto: Leonardo Fonseca

O professor, palestrante e planejador de cidades, ambientes e centros de inovação José Alberto Aranha diz que Maricá vem se tornando uma cidade inteligente, por isso é uma fonte de inspiração para que os projetos do município sejam implementados em outras partes do estado.

“No Brasil, precisamos acreditar mais em nossos projetos e pesquisas, e acho que vocês estão demonstrando isso. Com persistência se consegue desenvolver um conhecimento próprio dos  problemas, algo fundamental para o futuro.  Saio daqui muito esperançoso porque vejo as coisas funcionando”, analisou Aranha.

Encontro foi para apresentar os projetos que fazem parte do convênio da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) e Biotec com UFF Foto: Leonardo Fonseca

Futuras parcerias foram conversadas em visita

Futuras parcerias foram conversadas em visita Foto: Leonardo Fonseca

O idealizador e a presidente do projeto “Óleo no Ponto”, Marcelo Santos e Adriana Moura, que atuam transformando óleo de cozinha em produtos como detergente, sabão e amaciante, na Rocinha, ficaram admirados com a utilização de micro-organismos para ajudar a revitalizar os recursos hídricos. “Achei fantástico os projetos da Biofábrica. É muito rica essa troca, porque podemos pensar em parcerias no futuro”, afirmou Adriana Moura.

Para o coordenador geral do Programa Lagoa Viva e professor do Instituto de Geociências da UFF, Estefan Monteiro, é importante a união dessas instituições, do Governo e da sociedade civil para tentar implementar projetos que ajudem na saúde ambiental.

“Temos que agradecer a Codemar, a Biotec e ao município de Maricá, justamente pelo fato de conseguirmos concretizar esse projeto de viabilizar o saneamento alternativo, no qual estamos implementando aqui na cidade. Foi bem legal porque tivemos uma recepção muito grande”, finalizou Monteiro.

Programas

Notícias

Estande da Codemar atrai público interessado em Economia Criativa, Sustentabilidade e outros assuntos, no...

Além dos painéis, óculos de realidade virtual com projetos da companhia e Programa Lagoa Viva chamaram a atenção de quem visitou o evento   Painéis...

Painéis sobre Fundo de Investimento Imobiliário e o impacto econômico da cadeia solidária atraem...

Projeto Lagoa Viva também mostra evolução na revitalização das lagoas e canais da cidade com participação de seus pesquisadores Novas oportunidades para investidores em Maricá...

Com painéis e lançamento, estande da Codemar agita Expo Maricá

Confira a programação dos painéis até sábado A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) é uma das parceiras e está apresentando projetos e iniciativas na...