Projetos da Codemar com geração de renda e inovação se destacam no primeiro dia da Feira das Profissões

Estande da companhia recebeu visitantes para entender o funcionamento da Mumbuca Verde, MumbuCar e Farmacopeia Mari’ká

Projetos da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) mostraram inovação e responsabilidade com o meio ambiente na abertura da terceira edição da Feira das Profissões de Maricá, nesta sexta-feira (27/10). A Mumbuca Verde ganhou destaque logo na abertura do evento quando o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, aproveitou para convidar o prefeito Fabiano Horta e o secretário do Trabalho de Maricá, Marcus Toselli “Bambam”, a vestirem a camisa da plataforma que gera emprego e renda.

O evento acontece até domingo (29/10), no Esporte Clube Maricá, no centro da cidade. Hamilton Lacerda destacou que esse é um um dos eventos mais importantes que a Codemar apoia e participa na cidade.

“A Feira das Profissões atende o futuro da nossa cidade, porque mostra quais são os caminhos para que a gente possa crescer com uma economia sustentável com justiça social, com cada vez mais empregos”, disse.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, no estande da Farmacopeia Mari’ká. Foto: Leonardo Fonseca

O evento destaca a necessidade de qualificar e vocacionar os jovens maricaenses, orientando sobre as profissões do futuro, segundo o prefeito de Maricá, Fabiano Horta.
“A partir de diversas ações que se sintetizam nesta feira, a gente constrói um mundo do trabalho em Maricá que tem ponto de chegada, entendimento que o desenvolvimento passa pela qualificação, pela formação, pela porta tecnológica e que passa pelo encontro da cidade com as suas vocações”, apontou o prefeito.

Para o secretário do Trabalho, Marcus Bambam, essa edição promete ser um sucesso, como as duas últimas. “Hoje nós estamos aqui com mais de 20 empresas dando mais de 250 empregos dentro dessa feira. Isso é acreditar num governo que trabalha para
todos”, apontou.

Economia verde

Durante o primeiro painel da Codemar, o diretor de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar, Paulo Neto, e a diretora de Operações da BMV Global, Pamela Pádua, explicaram sobre a preservação do meio ambiente e geração riqueza por meio da plataforma Mumbuca Verde.

Paulo Neto: economia sustentável. Foto: Leonardo Fonseca

“É uma iniciativa que está em sintonia com a área ambiental e econômica do Governo Federal, que vem discutindo uma transição ecológica para o Brasil. Esse projeto visa a resgatar uma nova economia chamada ‘bioeconomia’, a transição ecológica para uma nova sociedade. Com as áreas adquiridas pela Codemar, estamos preservando 530 hectares de mata e são essas florestas que vêm dar lastro para o nosso selo de sustentabilidade”, explicou o diretor de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar, Paulo Neto.

Pâmela Pádua representou a BMV Global, parceira da Codemar na Mumbuca Verde. Foto: Leonardo Fonseca

Representando a greentech BMV Global, Pamela Pádua, lembrou que eles buscam, através da Mumbuca Verde, educar as empresas, e o selo agrega valor à marca e aos produtos. “É uma credencial de acesso a créditos diferenciados perante os bancos, que agrega valor ao produto fidelizando clientes e eleva segurança ao mercado”, acrescentou.

Selo verde

A empresa organizadora do evento, Máximo Desempenho, por meio do seu representante Manoel Angelo, adquiriu a Mumbuca Verde durante o primeiro dia da feira. Ele acessou a plataforma através do site da Codemar e recebeu orientações no estande do evento.

Selo Verde: menor impacto ambiental. Foto: Leonardo Fonseca

“Eu acredito que nós temos que deixar o legado e pensar no nosso futuro, com ações como essa de preservação e compensação pela natureza. Nós, como empresários e cidadãos, devemos comprar essa ideia e cada vez mais expandir na busca de um futuro melhor para nossos filhos”, comentou o empresário.

Mobilidade e saúde

Visitantes puderam conhecer sobre novas tecnologias que revolucionam profissões tradicionais, como o MumbuCar, aplicativo voltado a táxis. Foto: Leonardo Fonseca

A plataforma de mobilidade MumbuCar e o Farmacopeia Mari’ká chamaram a atenção do público visitante, que pode entender melhor o funcionamento de cada. A equipe MumbuCar ensinou como baixar e já fazer o cadastro no app para o uso com a moeda social Mumbuca. Enquanto a Biotec Maricá, empresa subsidiária da Codemar, apresentou os produtos naturais e estudos que já estão sendo ofertados para o município pela Farmacopeia Mari’ká. O prefeito Fabiano Horta aproveitou para testar o spray de citronela, que já faz sucesso com a ação contra mosquitos.

Diversidade no mercado de trabalho

Painel sobre mulheres no mercado de trabalho e empreendedorismo. Foto: Leonardo Fonseca

Com o tema “Trabalho, diversidade e inclusão”, foram levantadas diversas abordagens sobre o preconceito racial, de gênero e com Pessoas com Deficiências (PCD). No painel, a product manager Jennifer Lemos, que atua na equipe de Inovação da Codemar, com a CEO do Studio das Pretas, Camila Cristina Ribeiro Silvestre, e o colaborador do Banco Mumbuca Bruno Campos Macedo, falaram sobre políticas inclusivas para o mercado de tecnologia e inovação.

Programação

Feira das Profissões
Data: 27 a 29 de outubro
Horário: 14h às 19h
Endereço: O Esporte Clube Maricá – Rua Álvares de Castro, nº 172, Centro, Maricá.

SÁBADO – 28/10

14h – ABERTURA
Vídeos da Codemar
14h30 – PAINEL 3: ECONOMIA SOLIDÁRIA
Mediador: Danilo Pitarello (Codemar)
ECONOMIA SOLIDÁRIA E MODELOS ALTERNATIVOS DE DESENVOLVIMENTO
14h30 – Andrea Cunha (Secretária de Economia Solidária Prefeitura de Maricá) e Eugênio Soares (Diretor de Economia Solidária)
15h – Joaquim Melo (diretor da plataforma E-dinheiro e criador do banco Palmas)
15h30 – Manuela Mello( Presidente do banco Mumbuca)
16h – Debate

16h30 – PAINEL 4: INOVAÇÃO, CULTURA E DESENVOLVIMENTO
Mediador: Danilo Pitarello (Codemar)
DISTRITOS DE CONHECIMENTO
17h – Renata Santos (UFRJ)
17h30 – Laiz Perez Solis (Codemar)
18h – Debate
18h30 – INTERVALO
19h – PAINEL 5: TECNOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: MOSAICO DE APLICATIVOS
Mediador: Danilo Pitarello (Codemar)
FÁBRICA DE APLICATIVOS DA CODEMAR: MUMBUCAR RUMO À INCLUSÃO DE SERVIÇOS DE MOTOTAXISTAS
19h – Douglas Paiva (Secretário de Transportes da Prefeitura de Maricá)
19h30 – Messias (Liderança dos mototaxistas)
20h – Debate
20h30 – ENCERRAMENTO

DOMINGO – 29/10

14h – ABERTURA
Vídeos da Codemar
14h30 – PAINEL 6: TECNOLOGIA, DESENVOLVIMENTO E TRABALHO
Mediador: Danilo Pitarello (Codemar)
EDUCAÇÃO PARA TRANSFORMAÇÃO: PROGRAMA MARICÁ EDUTECH E ESCOLA DE STARTUP DE MARICÁ
15h – Luciana Pinheiro ( sec. de trabalho – Educadora Parental)
15h30 – Edson Romão (ADAPTIDEAS) / Pedro Paulo (ADAPTIDEAS) – ONLINE
16h – Martius Vicente (Diretor da Faculdade de administração da UFF)
16h30 – Debate

17h – PAINEL 7: TECNOLOGIA E CRIAÇÃO DE NOVAS EMPRESAS
Mediadora: Jennifer Lemos
PARQUES TECNOLÓGICOS E INCUBADORAS DE EMPRESAS
17h – Pedro Mota Di Filippo ( Diretor de Indústria e Energia da Codemar)
17h30 – Danilo Pitarello ( Superintendente de Inovação da Codemar)
18h – Alexandre Costa (Coordenador de Empreendedorismo e Inovação) / Willian Higa (Codemar)
18h30 – Debate
19h – ENCERRAMENTO

Programas

Notícias

Copa Brasil de Handebol de Praia na Barra de Maricá vai até domingo

Abertura e primeiras disputas juvenis movimentaram a arena nesta quinta-feira Começou nesta quinta-feira (07/12) a Copa Brasil de Handebol de Praia, disputada na arena montada...

Abertas as inscrições para a eleição da CIPA 2024

Colaboradores da Codemar interessados deverão procurar o setor de Recursos Humanos até o dia 15/12 A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) iniciou o processo...

Projeto Lagoa Viva participa do Espraiado de Portas Abertas neste domingo (10)

Cientistas mostrarão aos visitantes os animais que vivem no fundo da lagoa e distribuirão cartilhas O Programa Lagoa Viva vai participar do último Espraiado de...