Revitalização das lagoas continua com aplicação de produtos em 14 pontos estratégicos

Objetivo do programa é revitalizar as lagoas da cidade

Para chegar aos ótimos resultados atuais, o Programa Lagoa Viva possui um roteiro de aplicação de micro-organismos, chamados de bioinsumos, em 14 pontos estratégicos. Na programação, estão os canais da cidade que deságuam em Araçatiba e as Orlas Marine e Zé Garoto.

O Lagoa Viva é executado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Foto: Leonardo Fonseca

As bacias hidrográficas próximas à Lagoa de Araçatiba estão entre as principais influências para a caracterização atual da Lagoa. Por isso, quanto mais cedo tratar os efluentes direcionados por seus rios e canais, melhor a qualidade da água que vai chegar à lagoa.

Os micro-organismos são aplicados em 11 pontos de canais que deságuam na Lagoa de Araçatiba. Além disso, são lançados também em três locais das Orlas Marine e Zé Garoto, em formato sólido e líquido. Para chegar a um resultado mais completo, é importante tratar os canais que vão desaguar na lagoa, causando uma homogeneidade desse tratamento e garantindo maior eficiência.

Inovação

O superintendente da Biotec, Leonardo Lopes Foto: Leonardo Fonseca

“Geralmente, essa revitalização costuma ser feita com produtos químicos. No Lagoa Viva são utilizados micro-organismos eficientes que vão degradar a matéria orgânica nesses corpos hídricos e, dessa forma, revitalizar a qualidade das águas no município”, analisa Leonardo.

O superintendente da Biotec Leonardo Lopes conta que o diferencial do Lagoa Viva é a utilização de estratégias biológicas para a revitalização.

Aplicações

O dosador Wescley Santiago aplicando bioinsumos Foto: Leonardo Fonseca

Um dos responsáveis por fazer as aplicações de bioinsumos nos pontos estratégicos é o dosador Wescley Santiago. Segundo ele, a população fica curiosa para saber mais detalhes sobre os lançamentos.

“Tenho essa preocupação de explicar, para as pessoas que não conhecem entenderem o objetivo do Lagoa Viva. Percebo que hoje eles já entendem muito mais o Programa, isso é muito satisfatório”, afirma Santiago.

Programas

Notícias

Fazenda Joaquin Piñero vira ponto turístico agroecológico

Pomar do projeto Inova recebe visitantes O pomar agroecológico do projeto Inova recebeu na manhã deste sábado (24) dezenas de visitantes que foram ao local...

Visita guiada na Fazenda Pública terá transporte com Vermelhinhos

Evento agroecológico será realizado pelo Inova Agroecologia neste sábado (24) Com o intuito de facilitar o acesso à Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, neste...

Domingo tem competição de pesca amadora com barco em Maricá

Cerca de 300 pescadores se inscreveram e vão disputar o troféu do Caiaque Fishing em Itaipuaçu O final de semana está chegando e quem estiver...