SIPAT apresenta palestras sobre segurança aeroportuária e uso correto de EPIs

Programação continua até sexta-feira (20/10)

Segurança de voo e uso correto de Equipamento de Proteção Individual (EPI) foram os temas abordados nesta quarta-feira (18/10) durante a programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

Foto: Paulo Ávila

O Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA lll), que faz parte do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Força Aérea Brasileira, mostrou como identificar os procedimentos operacionais recomendados no pátio e área de manobras ressaltando os aspectos de segurança.

Para o coordenador de Segurança Operacional do Aeroporto de Maricá, Frederico Azevedo, a abordagem é necessária, já que a Codemar está inserida dentro do sítio aeroportuário.

“É importante para a gestão aeroportuária manter todas as equipes integradas, participativas e atuantes na segurança operacional. A palestra ajuda a ter uma consciência situacional do aeroporto. E nos ajuda a incentivar as pessoas a contribuírem para a segurança, aprenderem a sua importância e a contextualizar dentro do nosso ambiente”, destacou o coordenador Frederico.

Uso de equipamentos e a NR 6

Durante a palestra sobre a Norma Regulamentadora 6, que fala a respeito do uso de Equipamento de Proteção Individual nas áreas do ambiente de trabalho, o supervisor técnico da empresa de treinamentos industriais e marítimos West Group, Riverton Silva de Carvalho, destacou que o uso dos EPIs atua não só na proteção física, mas também na proteção psicológica do trabalhador.

“Aqui nós temos riscos como ruídos, nós temos o querosene de aviação, além da ergonomia. O EPI abre um leque não só voltado para trabalho em altura e proteção respiratória; ele também busca a proteção auditiva, visual e a proteção das mãos. O uso da EPI é de suma importância, para o empregador e também para a força do trabalho”, explicou.

Integração e oportunidades

Os alunos do curso de capacitação profissional em Planejamento de Controle de Produção do programa “Qualifica Maricá”, do polo Centro e do polo Itaipuaçu, foram convidados a assistir a primeira palestra do dia. O grupo, que realiza visitas ao Aeroporto de Maricá com o objetivo de observar a atuação prática de profissionais da área, foi convidado para adquirir conhecimento com profissionais da reserva da Força Aérea Brasileira.

“Desde o início do Qualifica, hoje estamos no quinto ciclo e trabalhamos com três em cada ano. Eu trago os nossos alunos para novas experiências. Eu trazia alunos do curso de logística para focar na área da aviação e depois mudamos para o Planejamento de Controle de Produção. Agora focamos no controle operacional”, comentou a instrutora de CPC do polo Itaipuaçu, Marcele Santos.

Foto: Paulo Ávila

Serviço:
SIPAT da Codemar
Data: Até 20 de outubro
Horários: 9h às 12h e 14h às 16h

19/10
10h- Orientação IST/Verificação PA/HGT com a enfermeira, Ana Oliveira.
11h- Palestra sobre o câncer de mama com a enfermeira, Ana Oliveira.
14h- Designer de sobrancelhas com Camila.

20/10
10h- Conservação Meio Ambiente / Coleta Seletiva / Sustentabilidade com Fabio Martins.
14h- Aplicação de Reiki e Holoterapia com Edison Lopes.
15h30 – Encerramento

Programas

Notícias

Estande da Codemar atrai público interessado em Economia Criativa, Sustentabilidade e outros assuntos, no...

Além dos painéis, óculos de realidade virtual com projetos da companhia e Programa Lagoa Viva chamaram a atenção de quem visitou o evento   Painéis...

Painéis sobre Fundo de Investimento Imobiliário e o impacto econômico da cadeia solidária atraem...

Projeto Lagoa Viva também mostra evolução na revitalização das lagoas e canais da cidade com participação de seus pesquisadores Novas oportunidades para investidores em Maricá...

Com painéis e lançamento, estande da Codemar agita Expo Maricá

Confira a programação dos painéis até sábado A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) é uma das parceiras e está apresentando projetos e iniciativas na...