União de Maricá se destaca no primeiro dia de desfile da Série Ouro e é uma das favoritas

Escola levantou a Sapucaí com seu samba e ganhou destaque com alegorias e fantasias de alto nível

“O Esperançar do Poeta” sacudiu a Marquês de Sapucaí no primeiro dia do carnaval carioca, que começou nessa sexta-feira (09/02). “Maricá é meu país, meu país é Maricá” foi mais que um samba na boca da Escola de Samba União de Maricá: foi um hino que contagiou as arquibancadas combinado com um desfile de muito luxo e altíssimo nível de alegorias e fantasias.

A passagem de Maricá pela Avenida defendeu os quesitos da competição da Série Ouro, mostrando imponência para subir para o grupo da elite do carnaval, sendo um dos destaques.

Universidade do Carnaval em Maricá

O diretor de Economia Criativa e Sustentabilidade da Companhia de Desenvolvimento de Maricá, Sady Bianchin, lembrou que o carnaval é uma das principais economias criativas do Brasil e, sem dúvidas, Maricá está atenta para as possibilidades.

Fotos: Evelen Gouvêa

“Seguindo essa orientação do nosso prefeito e presidente da Codemar, vamos criar a Universidade do Carnaval, que é uma forma de fazer o encontro desses movimentos que vêm da ancestralidade, da nossa tradição, inclusive. A cultura popular é o único lugar que nós não somos colônia. Nós vamos fazer essa integração brasileira do carnaval para Maricá. Essa economia criativa fantástica, que é um espetáculo que encanta o mundo”, destacou Sady.

O desfile

A agremiação maricaense, que desfilou pela primeira vez na Sapucaí, realizou um grande sonho, com muita luta e garra da comunidade de Maricá, segundo o prefeito Fabiano Horta, que demonstrou grande expectativa e confiança antes do início do desfile. “A gente quer levar para a Avenida essa alegria que Maricá cultiva, acreditando que um lugar pode ser feliz para se viver”.

Secretário de Governo de Maricá, João Maurício; deputado Federal, Washington Quaquá; e o prefeito de Maricá, Fabiano Horta
Fotos: Evelen Gouvêa

Ele ainda comentou as homenagens levadas para a apresentação. “A gente vem hoje cantando ‘O Esperançar do Poeta’, homenageando os compositores do Brasil, que com seu saber transformam o pensamento em música. Fazem com que a alegria e a felicidade se estabeleçam para as pessoas.”

A União de Maricá exaltou a vida e obra de Guaracy Sant’anna, o Guará, autor de sambas marcantes, como “Sorriso Aberto”, “Problema Social” e “Singelo Menestrel”.

Fotos: Evelen Gouvêa

Foi a sexta escola a se apresentar no primeiro dia dos desfiles. Também se apresentaram União do Parque Acari, Império da Tijuca, Acadêmicos do Vigário Geral, Inocentes de Belford Roxo, Estácio de Sá, Acadêmicos de Niterói e Unidos da Ponte.

Destaques

A tricolor de Maricá chegou impactando com uma comissão de frente nomeada como “O Som do Morro”, que foi inspirada no samba com 15 componentes vestidos de malandros. A coreografia de Patrick Carvalho mostrou samba no chão e também em cima de um elemento cenográfico caracterizado como um pandeiro gigante com uma comunidade ao redor.

As fantasias com ótimo nível estético e bom acabamento contavam com lindas combinações da paleta de cores, além de adereços que chamaram a atenção do público. A escola apresentou alegorias maiores do que todas as agremiações da noite e saiu como favorita para subir.

O conjunto alegórico da escola foi formado por alas intituladas como: “Tempo de Compor”, “E Aquela Gente de Cor com a Imponência de Rei Vai Pisar a Passarela”, “Pra Reunir a Garotada e Proteger Meu Amanhã”.

Programas

Notícias

Fazenda Joaquin Piñero vira ponto turístico agroecológico

Pomar do projeto Inova recebe visitantes O pomar agroecológico do projeto Inova recebeu na manhã deste sábado (24) dezenas de visitantes que foram ao local...

Visita guiada na Fazenda Pública terá transporte com Vermelhinhos

Evento agroecológico será realizado pelo Inova Agroecologia neste sábado (24) Com o intuito de facilitar o acesso à Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, neste...

Domingo tem competição de pesca amadora com barco em Maricá

Cerca de 300 pescadores se inscreveram e vão disputar o troféu do Caiaque Fishing em Itaipuaçu O final de semana está chegando e quem estiver...